EDUCAÇÃO EM SAÚDE E O PÚBLICO ADOLESCENTE: Os Desafios do Programa Saúde na Escola

EDUCATION IN HEALTH AND THE ADOLESCENT PUBLIC: The Challenges of the School Health Program

  • Aline Amorim Chaves
  • Brenda Gomes dos Santos
  • Joyce Helena Martins Leal

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar os desafios da aplicação do Programa do Governo Federal, denominado Programa Saúde na Escola, para o público adolescente. A realização do estudo foi motivada pelas próprias experiências enquanto assistentes sociais com vivências em práticas de educação e saúde em diferentes níveis e espaços de atuação. O caminho metodológico contou com análise documental e teórica a respeito do tema, sendo, portanto, um estudo de análise bibliográfica. Propõe-se, a partir deste artigo, refletir sobre algumas questões a respeito do Programa diante do contexto neoliberal, buscando analisar como as políticas de educação e saúde vêm sendo implementadas diante do contexto macro societário.


Abstract


 This article aims to analyze the challenges of applying the Federal Government Program, called Health in School Program for the adolescent public. The study was motivated by their own experiences as social workers with experiences in education and health practices at different levels and spaces. The methodological path had documentary and theoretical analysis on the subject, being, therefore, a study of bibliographical analysis. It is proposed with this work to reflect on some issues regarding the Program in the context of the neoliberal context, we seek to analyze, therefore, how the education policies as well as the health policies and the junction of these, have been implemented in the context of the corporate macro.

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Como Citar
CHAVES, Aline Amorim; DOS SANTOS, Brenda Gomes; MARTINS LEAL, Joyce Helena. EDUCAÇÃO EM SAÚDE E O PÚBLICO ADOLESCENTE: Os Desafios do Programa Saúde na Escola. Episteme Transversalis, [S.l.], v. 10, n. 1, abr. 2019. ISSN 2236-2649. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/index.php/episteme/article/view/1290>. Acesso em: 21 maio 2019.