• NOS DOMÍNIOS DA LÍNGUA: Português, Literatura e Inglês
    v. 9 n. 2 (2018)

    EDITORIAL:

    Prepare-se para embarcar numa viagem rumo ao conhecimento. “Letras” é um campo riquíssimo com temáticas envolventes. A Revista Episteme Transversalis apresenta, com muita satisfação, o segundo exemplar da sua nona edição que traz artigos das diversas área de estudo: “NOS DOMÍNIOS DA LÍNGUA: Português, Literatura e Inglês”. Composta por trabalhos de renomados professores pesquisadores e, também, alunos aplicados, esta edição abrange estudos contemporâneos acerca da gramática tradicional, nas áreas de morfologia, sintaxe, semântica etc. Contempla também o estudo científico da linguagem através da linguística, abre reflexões por meio de textos literários de excelência, inclusive discutindo o verdadeiro papel da literatura no processo de formação do indivíduo e, para fechar com chave de ouro, exibe artigos inteiros em inglês, explorando a abordagem desta língua nas escolas, sua relevância fonética, o aluno e suas necessidades como foco na aquisição deste idioma universal, indispensável nos dias de hoje.

     Aventure-se! Boa Leitura!

    Comissão Editorial da Revista Episteme Transversalis

  • TECNOLOGIA E SUSTENTABILIDADE NA ENGENHARIA CIVIL TECNOLOGIA E SUSTENTABILIDADE NA ENGENHARIA CIVIL
    v. 9 n. 1 (2018)

    EDITORIAL:

    O volume 9, número 1 da Revista Episteme Transversalis apresenta discussões que envolvem principalmente aspectos ligados a tecnologia e sustentabilidade articulados ao campo da Engenharia Civil, que atravessa um momento de intenso desenvolvimento com vistas a sofisticação e economia. Sendo assim, as pesquisas apresentadas por meio dos artigos desta edição   são extremamente oportunos, seja pela análise de softwares que automatizam processos, pela abordagem de novas técnicas sustentáveis para minimizar o problema da escassez de recursos hídricos, ou pela otimização de procedimentos para se obter mais qualidade, redução de tempo e custo, além do compromisso socioambiental. O conteúdo apresentado nesta edição aborda assuntos que reforçam os valores e princípios do UGB, por meio do estímulo à inovação e da conscientização para a sustentabilidade e  transformação social.

    O conhecimento nos espera!

    Boa Leitura!

    Comissão Editorial da Revista Episteme Transversalis

     

    ISSN 2236-2649

  • QUESTÕES PSICOPEDAGÓGICAS ATUAIS: Novos Olhares para Velhas Questões. QUESTÕES PSICOPEDAGÓGICAS ATUAIS: Novos Olhares para Velhas Questões.
    v. 8 n. 2 (2017)

    EDITORIAL:

    Na sociedade atual, é imperioso ser um bom aprendiz. Sendo assim, o Volume 8, número 2, da Revista Episteme Transversalis discute sobre a ótica psicopedagógica diversas assuntos ligados à aprendizagem humana.  Questões articuladas com a ludicidade, a motivação, o envelhecimento, problemas de aprendizagem, incluindo dislexia, disgrafia, problemas motores, déficit de atenção e enfermidades como microcefalia, que teve um surto recente no Brasil, se tornam objeto de análise nos artigos apresentados. Todos os temas articulam teorias psicopedagógicas com outras ciências, buscando sempre a potencialização e bem-estar do sujeito que é o cerne deste trabalho. Desta forma, com satisfação e ao mesmo tempo, com a certeza de que os temas não foram esgotados e necessitam de novas abordagens, o Centro Universitário Geraldo Di Biase apresenta este volume intitulado: “Questões psicopedagógicas atuais: Novos Olhares para Velhas Questões”.

    Boa leitura!

    Comissão Editorial da Revista Episteme Transversalis

     

    ISSN 2236-2649

  • FUNDAMENTOS DA AÇÃO PROJETIVA EM ARQUITETURA E URBANISMO FUNDAMENTOS DA AÇÃO PROJETIVA EM ARQUITETURA E URBANISMO
    v. 8 n. 1 (2017)

    EDITORIAL:

    O Centro Universitário Geraldo Di Biase apresenta o Volume 8, número 1, da Revista Episteme Transversalis. Doze artigos científicos foram selecionados para compor o tema “Fundamentos da Ação Projetiva em Arquitetura e Urbanismo”.  Os projetos apresentados nos fazem pensar em como a arquitetura vai além da criação de ambientes e organização de espaços para abrigar os diversos tipos de atividades humanas. Através de arte e técnica, a Arquitetura estabelece um compromisso com a sociedade, visando atendê-la de maneira delicada, eficiente e sofisticada. Neste volume, temos propostas dedicadas ao esporte, transporte, educação, mercado de trabalho, cultura e lazer. Você vai conhecer várias pesquisas feitas na região e projetos como a revitalização do Estádio Leão do Sul em Barra Mansa, do aeroporto em Angra dos Reis, ampliação escolar, no caso da Escola Lua de Cristal Regina Celia. Ainda visando melhorar o desenvolvimento integral dos indivíduos, temos o Projeto Arquitetônico do Centro Bem-Estar Juvenil, a Abordagem da Arquitetura voltada para Socioeducação e a criação de um Centro de Treinamento e Formação de Atletas, no município de Rio Claro. Enxergando no perfil do UGB, o incentivo ao empreendedorismo e estímulo às pesquisas e ações inovadoras no meio acadêmico, um dos projetos arquitetônicos propõe uma Incubadora de Empresas para o Centro Universitário. Para completar a edição, vários projetos culturais foram desenvolvidos, como o Projeto Arquitetônico para Conservação de Memória do Parque da Cidade de Barra Mansa, a Instalação de um Ecomuseu e Teleférico no Parque Nacional de Itatiaia, o Complexo Cultural Arigó e a Escola Livre de Cinema Economia Criativa e Transformação Social. O Centro Universitário Geraldo Di Biase parabeniza e agradece aos autores pela dedicação nesses artigos que contribuem para o prestígio da região, sempre com um olhar atento às necessidades. Venha apreciar esta edição!

    Boa leitura!

    Comissão Editorial da Revista Episteme Transversalis

     

    ISSN 2236-2649

  • SERVIÇO SOCIAL E PEDAGOGIA EM DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS SERVIÇO SOCIAL E PEDAGOGIA EM DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS
    v. 7 n. 2 (2016)

    EDITORIAL:

    É com satisfação que o Centro Universitário Geraldo Di Biase lança o Volume 7, número 2, da Revista Episteme Transversalis, com dez artigos científicos cujo tema “Serviço Social e Pedagogia em defesa dos Direitos Humanos” traz trabalhos de pesquisa realizados no âmbito desses dois cursos que atuam no campo da Educação em Direitos Humanos. Os artigos discutem questões ligadas à Reforma Psiquiátrica Brasileira, inclusão social de pessoas com transtorno do espectro autista, educação popular em saúde, demandas das Promotorias de Justiça de Infância e Juventude, tráfico de pessoas na dimensão do trabalho, Política de Assistência Social para a população LGBT, Sistema Único de Assistência Social, gênero e brinquedos infantis, Transplante de Órgãos e intolerância religiosa, em uma linguagem simples que trará ao leitor bons momentos de aquisição de conhecimentos acerca da temática apresentada.

    Os assuntos abordados nos artigos científicos reforçam o compromisso do UGB com a educação e com as práticas transformadoras da sociedade.

    Boa leitura!

    Comissão Editorial da Revista Episteme Transversalis

     

    ISSN 2236-2649

  • ADMINISTRAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES: As Tessituras da Gestão ADMINISTRAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES: As Tessituras da Gestão
    v. 7 n. 1 (2016)

    EDITORIAL:

    O Centro Universitário Geraldo Di Biase mais uma vez disponibiliza as produções acadêmicas realizadas no âmbito de seus cursos de graduação e pós-graduação, por meio da Revista Episteme Transversalis, que desde seu primeiro número, vem divulgando os saberes e práticas acadêmicas resultante de pesquisas em diferentes campos de conhecimento. No número atual, o tema “Administração nas Organizações: as tessituras da Gestão” disponibiliza artigos elaborados por estudantes e professores dos Cursos de Administração e Engenharia de Produção, relativos à gestão empresarial nos diversos setores públicos e privados. O caráter multidisciplinar da área permitiu a busca de informações e propostas de soluções para problemas cotidianos da administração, trazendo artigos que envolveram: Gestão de Pessoas, Gestão de Negócios, Qualidade, História, Psicologia, Marketing, Produção e Logística, Economia e Ensino. Esses temas reforçam o compromisso do UGB com a transformação social, porque possibilitam a análise e a reflexão do leitor acerca da Administração Organizacional. A Comissão Editorial aproveita o momento e agradece aos autores e aos colaboradores que disponibilizaram seu tempo e conhecimentos para a consecução de mais um dos projetos de sucesso realizados pelo UGB.

    Boa leitura!

    Comissão Editorial da Revista Episteme Transversalis

     

    ISSN 2236-2649

     

  • BIOMEDICINA EM FOCO
    v. 6 n. 2 (2015)

    EDITORIAL:

    O Centro Universitário Geraldo Di Biase tem o prazer em disponibilizar ao público a mais nova edição da Revista Episteme Transversalis, que desde seu primeiro volume vem divulgando as pesquisas e produções acadêmicas realizadas em diferentes áreas do conhecimento sobre as quais seus cursos de graduação e de pós-graduação estão alicerçados. Neste número, sob o tema “Biomedicina em foco”, a Revista Episteme Transversalis reuniu sete artigos científicos que envolveram estudos relativos à saúde e nutrição; dados epidemiológicos, desenvolvimento de novos fármacos e tratamentos para a cura de doenças; contaminação e controle em alimentos que ameaçam à saúde pública; e a utilização de substâncias no tratamento estético. Os assuntos abordados nestes artigos científicos reforçam o compromisso do UGB com a transformação social, porque possibilitam ao leitor refletir sobre alguns problemas relativos à saúde humana que envolvem o seu cotidiano. Aproveitamos a oportunidade para agradecer aos colaboradores e todos aqueles que contribuíram para a consecução de mais um dos projetos de sucesso realizados pelo UGB.

    Boa leitura!

    Comissão Editorial da Revista Episteme Transversalis

     

    ISSN 2236-2649

     

  • ENSINO E PESQUISA NA ENGENHARIA: Um percurso necessário ENSINO E PESQUISA NA ENGENHARIA: Um Percurso Necessário
    v. 6 n. 1 (2015)

    EDITORIAL:

    “Ensino e Pesquisa na Engenharia: um percurso necessário” é o título desta edição da Revista Episteme Transversalis, que apresenta a produção de alguns professores dos cursos de Engenharia do UGB/FERP. O UGB/FERP possui uma grande tradição no ensino das engenharias, sendo que o primeiro curso de engenharia Civil no UGB/FERP foi autorizado a funcionar pelo Conselho Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro no final de 1968. Atualmente oferece cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Ambiental e Sanitária e Engenharia Mecânica nos campi Barra do Piraí, Nova Iguaçu e Volta Redonda. Vale ressaltar que todos os cursos são reconhecidos e com bons desempenhos nas avaliações e exames oficiais. A engenharia é indispensável na construção e desenvolvimento de qualquer país, especialmente levando-se em consideração as dimensões, carências e necessidades que o Brasil apresenta. Assim, os temas abordados nesta edição levam em consideração diversos aspectos em que a engenharia se faz presente, como:

    - a construção sustentável, necessária para manutenção do meio ambiente, com os artigos: A construção Modular com Utilização de Painéis EPS, Produção de Tijolos Ecológicos no UGB, Reuso Predial de Águas de Chuva Aplicados em um Edifício Residencial no Município do Rio de Janeiro e Aproveitamento de Águas Pluviais em uma Residência no Município de Nova Iguaçu.

    - o estudo de materiais, com os artigos: Estudo de Viabilidade Técnica de Automatização da Caracterização Microestrutural de Ferro Fundido Nodular numa Fundição do Interior do Rio de Janeiro e Estudo dos Critérios de Falhas em Flexão em Compósitos PPS/Fibras de Carbono Utilizando Elementos Finitos.

    - o uso de ferramentas ou técnicas para facilitar o aprendizado, com os artigos: O Saber Prático: Uma Proposta para Contribuir com a Formação do Engenheiro de Produção e Propostas Computacionais para o Ensino de Mecânica Vetorial: Materiais Potencialmente Significativos.

    Que a leitura desta edição contribua para reflexão, ampliação dos conhecimentos e provocação a novas proposições.

    Boa leitura!

    Comissão Editorial da Revista Episteme Transversalis

     

    ISSN 2236-2649

     

  • PIC: Programa de Iniciação Científica – UGB PIC: Programa de Iniciação Científica – UGB
    v. 5 n. 2 (2014)

    EDITORIAL:

    "PIC: Programa de Iniciação Científica – UGB" é o título dessa edição da Revista Episteme Transversalis, composta por uma pequena representação dos Projetos de Iniciação Científica realizados ao longo do ano de 2013 pelos docentes e discentes dos diversos cursos do Centro Universitário Geraldo Di Biase - UGB. Desde 2006 o UGB vem investindo em Projetos de Iniciação Científica por acreditar que a pesquisa é o instrumento capaz de despertar a vocação científica, incentivando os estudantes de graduação e estimulando a articulação entre a graduação e a pós-graduação, contribuindo, assim, com a formação dos acadêmicos. O UGB acredita que ao estimular docentes e discentes por meio dos Projetos de Iniciação Científica, está contribuindo com a formação de recursos humanos mais produtivos, com capacidades para atuarem em atividades científicas em diferentes áreas do conhecimento. Por intermédio desses Projetos, discentes e docentes estão desenvolvendo não apenas as técnicas e métodos de pesquisa, mas a capacidade de pensar cientificamente e a criatividade, tão necessárias na atualidade. Os artigos publicados nesta edição da Revista Episteme Transversalis têm a participação de alunos e professores em Projetos de Iniciação Científica, que apresentaram qualidade acadêmica e mérito científico.

    Você é nosso convidado! Boa leitura!

    Comissão Editorial da Revista Episteme Transversalis

     

    ISSN 2236-2649

     

  • JUSTIÇA SOCIAL NA VISÃO DO DIREITO CONTEMPORÂNEO JUSTIÇA SOCIAL NA VISÃO DO DIREITO CONTEMPORÂNEO
    v. 5 n. 1 (2014)

    EDITORIAL:

    A Revista Episteme Transversalis do Centro Universitário Geraldo Di Biase tem o prazer de disponibilizar ao público uma nova edição intitulada “Justiça social na visão do Direito Contemporâneo", escrita por docentes do curso de Direito. Nesta edição, foram reunidos seis artigos que discutem temas relevantes na área, envolvendo estudos acerca de: imposto de renda e justiça social; direito do trabalho; reinserção social de egressos do sistema prisional; ativismo judicial; guarda compartilhada e alienação parental e cooperativismo e trabalho. O caráter multidisciplinar do tema reforça o compromisso do UGB com a transformação social e permite um debate profícuo sobre os desafios inerentes ao problema da justiça social no país possibilitando ao leitor uma reflexão pertinente e necessária aos dias atuais.

    Boa leitura!

    Comissão Editorial da Revista Episteme Transversalis

     

    ISSN 2236-2649

     

  • PODER, CULTURA E RELIGIÃO: Diálogos no Sul Fluminense PODER, CULTURA E RELIGIÃO: Diálogos no Sul Fluminense
    v. 4 n. 2 (2013)

    EDITORIAL:

    "Poder, Cultura e Região, diálogos no Sul Fluminense" é o título dessa edição especial da Revista Epistemes, dedicada ao curso de História do UGB, escrita por docentes do curso, que discute uma demanda cada vez mais urgente em nossa sociedade: o poder e suas representações. Como entender o poder na historiografia? Abandonando as velhas premissas da História Política Tradicional, a Nova História Política ancorada na historiografia dos Annales, aponta para o político com base numa perspectiva das relações de poder entre os diversos agentes da história. Foucault reforça essa questão afirmando que o poder não existe, mas sim relações de poder. Bobbio aposta numa tipologia moderna das formas de poder destacando o poder econômico, o poder ideológico e o poder político. Segundo esse autor essas formas de poder são, em verdade, os mecanismos sociais que influenciam nas relações humanas e na concepção relacional de poder. O poder nessa concepção está entranhado em nossa sociedade, dialogando com as diversas dimensões da história. Estabelecer um diálogo de como esse poder se apresenta e se estabelece em suas diversas representações no recorte regional do Sul Fluminense é o objetivo desse número de nossa Revista. Para tanto travaremos diálogos com diversos atores sociais em temas extremamente profícuos para nossa reflexão. Especial atenção será dada aos vieses culturais e ideológicos dessas relações de poder, trabalhadas com competência acadêmica pelas professoras Maríléa de Almeida, Luana de Oliveira e Irene Rodrigues em seus artigos. As discussões clássicas do poder político, Estado, suas representações e as disputas no seio da sociedade civil são discutidas com fôlego nos artigos dos professores Luciano Mendes e João Braga e no âmbito regional pelos professores Paulo Célio e Carlos Renato. Por fim, o professor Alexandre Longhin nos brinda com uma bela discussão sobre o tema da conservação ambiental face às esferas da política e da economia na cultura da sociedade. Enfim, apresentamos caminhos de reflexão. Esperamos com isso contribuir para a abertura de um debate sobre nossa região e seus desafios. Você é nosso convidado! Boa leitura!

    Comissão Editorial da Revista Episteme Transversalis

     

    ISSN 2236-2649

     

  • EDUCAÇÃO FÍSICA E SUAS FACES EDUCAÇÃO FÍSICA E SUAS FACES
    v. 4 n. 1 (2013)

    EDITORIAL:

    “Educação Física e suas faces” é o título desta edição da Revista Episteme Transversalis, que apresenta a produção de alguns professores do curso de Educação Física do UGB/FERP. A prática de Atividade Física envolve movimentos corporais, com aplicação de uma ou mais aptidões físicas, além de atividade mental e social, de modo que terá como resultados os benefícios à saúde. Assim, os temas abordados nesta edição levam em consideração diversos aspectos em que a Educação Física se faz presente, como: Crioterapia, Futsal, Pessoas com Deficiências, desenvolvimento motor e capacidade respiratória do ser humano. Que a leitura desta edição contribua para reflexão, ampliação dos conhecimentos e provocação a novas proposições. Boa leitura!

    Comissão Editorial da Revista Episteme Transversalis

     

    ISSN 2236-2649

     

  • DIFERENTES OLHARES SOBRE A REGIÃO DO MÉDIO PARAÍBA FLUMINENSE DIFERENTES OLHARES SOBRE A REGIÃO DO MÉDIO PARAÍBA FLUMINENSE
    v. 3 n. 1 (2012)

    EDITORIAL:

    Nesta edição, a Revista Episteme Transversalis inclui oito artigos resultantes de pesquisas realizadas no âmbito dos cursos do Centro Universitário Geraldo Di Biase acerca da região do Médio Paraíba Fluminense. Nos artigos, encontramos diferentes assuntos que envolveram Arte e Cultura, História, Arquitetura e Urbanismo, Biologia, Políticas de Assistência Social, Relações Étnico-Raciais e análise do discurso e Etnobotânica. E foi a diversidade das abordagens que resultou no tema central deste volume intitulado “Diferentes olhares sobre a região do Médio Paraíba Fluminense”. Os assuntos abordados nestes artigos científicos reforçam o compromisso do UGB com a transformação social, porque possibilitam ao leitor refletir sobre as necessidades e possibilidades atuais e futuras de uma das regiões mais desenvolvidas do Estado do Rio de janeiro. Aproveitamos a oportunidade para agradecer aos colaboradores e a todos aqueles que contribuíram para a consecução de mais um dos projetos de sucesso realizados pelo UGB. Boa leitura!

    Comissão Editorial da Revista Episteme Transversalis

     

    ISSN 2236-2649

     

  • SABERES E FAZERES NA REALIDADE EDUCACIONAL SABERES E FAZERES NA REALIDADE EDUCACIONAL
    v. 2 n. 1 (2011)

    EDITORIAL:

    A revista Episteme Transversalis nasceu do desejo do Centro Universitário Geraldo Di Biase de apoiar e investir em ações de pesquisa e produção de conhecimento em consonância com o seu lema que é o “compromisso com a transformação social”. Neste primeiro número o tema é Educação na Contemporaneidade e tem como objetivo principal refletir sobre as questões educacionais de nosso tempo a partir de assuntos relacionados à sala de aula; práticas pedagógicas, tecnologia e educação; legislação; meio ambiente e metodologias de ensino. Como uma Instituição de Ensino Superior marcada pela tradição e compromisso com a educação fazemos uso do pensamento do educador brasileiro Paulo Freire que traduz também a nossa fé nas pessoas e na Educação: "A Educação não transforma o mundo. A Educação muda as pessoas. As Pessoas transformam o mundo". Agradecemos os colaboradores e todos aqueles que nos ajudaram a transformar o que era apenas um projeto numa realização. Esta revista já nasce com uma vocação para ser grande e ter vida longa.

    Comissão Editorial da Revista Episteme Transversalis

     

    ISSN 2236-2649

     

  • A EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE A EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE
    v. 1 n. 1 (2010)

    EDITORIAL:

    Neste volume, sob o tema “Saberes e Fazeres na Realidade Educacional”, a Revista Episteme Transversalis apresenta nove artigos científicos que partilham a importância dos saberes e fazeres docentes para a prática pedagógica dos professores. Esta edição divulgará trabalhos que abordam, resultados de pesquisas e experiências didáticas como foco em: estudo da ciência das tecnologias, intervenção psicopedagógica nos alunos surdos, bullyng, questões etnicorraciais nas escolas, igualdade de gênero e estratificação educacional no Brasil. Os assuntos nos artigos científicos reforçam o compromisso do UGB com a educação.

    Boa leitura!

    Comissão Editorial da Revista Episteme Transversalis

     

    ISSN 2236-2649

     
1 a 15 de 15 itens