TAXA DE DOSE ABSORVIDA NO AR DEVIDO AO RADIONUCLÍDEO 40K PRESENTE EM AMOSTRAS DE ROCHAS DO NÚCLEO PIRAQUARA – PARQUE ESTADUAL DA PEDRA BRANCA

  • Jorge do Ouro Neto
  • Alessandro Mariano Domingues
  • Ademir Xavier da Silva
  • Edmilson Monteiro de Souza

Resumo

Dos radionuclídeos encontrados na natureza, o Potássio-40 (40K) é o mais importante, do ponto de vista biológico, por estar presente essencialmente em todas as amostras ambientais, e ser o responsável por 98% da emissão de radiação gama dos radionuclídeos primordiais presentes na crosta terrestre. Nesse trabalho foi utilizada a técnica da espectrometria gama de alta resolução com detector HPGe e o pacote de software GENIE 2000 para a determinação da atividade específica do Potássio 40 (40K) em amostras de rochas obtidas de áreas de grande circulação de pessoas do Núcleo Piraquara – Parque Estadual da Pedra Branca/RJ, e estimativa da taxa de dose absorvida no ar a 1 metro da superfície. Os valores de atividade específica encontrados variaram de 1101,9 Bq.kg-1 até 2536,4 Bq.kg-1 . As taxas de dose absorvida no ar calculadas a partir das atividades específicas determinadas, variaram de 45,9 a 105,8 nGy.h-1 . Todos os valores encontrados estão em conformidade com dados da literatura nacionais e internacionais.

Como Citar
NETO, Jorge do Ouro et al. TAXA DE DOSE ABSORVIDA NO AR DEVIDO AO RADIONUCLÍDEO 40K PRESENTE EM AMOSTRAS DE ROCHAS DO NÚCLEO PIRAQUARA – PARQUE ESTADUAL DA PEDRA BRANCA. Episteme Transversalis, [S.l.], v. 10, n. 3, dez. 2019. ISSN 2236-2649. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/episteme/article/view/1683>. Acesso em: 19 abr. 2024.
Seção
Saúde e Meio Ambiente