TECNOLOGIAS PARA APOIO AO DESENVOLVIMENTO DE TÉCNICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

  • Rondinele Soares de Paula
  • Maria Aparecida Nasr

Resumo

Tem-se no ensino aprendizado contemporâneo, que a oferta de ferramentas tecnológicas nas escolas públicas e privadas carrega conteúdos de informações excessivas que acaba dificultado sua utilização pelo professor. Entretanto, a ferramenta proposta nesta dissertação, permite ao professor elaborar atividades de aprendizagem in loco com desenvolvimento de técnicas e práticas de ensino de meio ambiente aplicando tecnologia como aplicativos (app´s) em celulares de sistema andróide para suporte de atividades de ensino. Espera-se que o produto proporcione aos alunos uma maior inteiração com as questões ambientais, bem como, facilite o encontro de soluções para problemas ecológicos, tanto locais quanto regionais, com mais eficácia. Desse modo, o objetivo dessa Dissertação é apresentar o Produto “EduAmbiental” como ferramenta tecnológica inovadora para ser utilizada no ensino aprendizado em educação ambiental, nas escolas do ensino médio privado na cidade de Volta Redonda/RJ, e setores industriais da área ambiental de forma estruturada nas metodologias ativas, técnicas de problematização, e aprendizagem significativa. O procedimento metodológico utilizado foi uma revisão bibliográfica de caráter exploratória com base nas informações de fontes disponibilizadas em livros, artigos, revistas, e dissertações, voltadas para esta temática, e qualitativa através de questionário estruturado com perguntas abertas voltadas para o as atividades em sala de aula através do app EduAmbiental, cujos resultados estão expostos na discussão deste trabalho. Conclui-se, após análise da aplicação do produto, que esta metodologia proporcionou maior interatividade dos alunos no contexto de solução de problemas inerentes do meio ambiente, quando utilizaram seu conteúdo. Com isso, despertou-se neles a conscientização da importância da educação ambiental aplicada no cotidiano de cada um.


Abstract


We have in the contemporary learning teaching that the supply of technological tools in the public and private schools carries contents of excessive information that ends up difficult its use by the teacher. However, the tool proposed in this dissertation allows the teacher to elaborate learning activities in loco with the development of techniques and practices of environment teaching applying technology as app's in cellular android system to support teaching activities. It is expected that the product will provide students with a better understanding of environmental issues, as well as facilitating more effective solutions to local and regional ecological problems. Thus, the objective of this Dissertation is to present the "EduAmbiental" Product as an innovative technological tool to be used in learning in environmental education, in private high schools in the city of Volta Redonda / RJ, and industrial sectors of the environmental area structured in active methodologies, problem-solving techniques, and meaningful learning. The methodological procedure used was a bibliographic review of an exploratory nature based on information from sources provided in books, articles, journals, and dissertations, focused on this topic, and qualitative through a structured questionnaire with open questions focused on the activities in the room EduAmbiental app, whose results are exposed in the discussion of this work. It was concluded, after analyzing the application of the product, that this methodology provided greater interactivity of students in the context of solving inherent problems of the environment, when they used their content. As a result, they became aware of the importance of environmental education applied in the daily life of each one.

Como Citar
PAULA, Rondinele Soares de; NASR, Maria Aparecida. TECNOLOGIAS PARA APOIO AO DESENVOLVIMENTO DE TÉCNICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Episteme Transversalis, [S.l.], v. 11, n. 3, dez. 2020. ISSN 2236-2649. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/episteme/article/view/2187>. Acesso em: 25 abr. 2024.
Seção
Saúde e Meio Ambiente