“BIOGAME”: Uma Metodologia Alternativa para o Ensino Remoto durante a Pandemia

“BIOGAME”: AN ALTERNATIVE METHODOLOGY FOR REMOTE TEACHING DURING PENDEMIA

  • Gabriel Rodrigues de Laffitte Alves Pereira
  • Thainara de Andrade Gomes
  • Marcelo Ribeiro de Almeida Guedes

Resumo

A adoção do ensino remoto emergencial para o cumprimento da carga horária escolar durante o período de isolamento social, tornou-se uma solução rápida para que os alunos não sofressem uma perda do ano letivo. No entanto, a complexidade demonstrada no processo de ensino-aprendizagem, na inclusão, estímulo e motivação de alunos e professores, revelou a fragilidade e necessidade de se rever a educação e o seu modo de aplicação. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo apresentar uma metodologia alternativa, para o ensino de zoologia dos invertebrados nos anos finais do ensino fundamental a partir da gamificação. Para tanto, utilizou-se uma plataforma preexistente de minijogos online, no qual o jogo foi intitulado BioGame, cujo interesse é propiciar o aprendizado do aluno de forma descontraída e prazerosa, contribuindo para a interação aluno-professor, tornar as aulas virtuais menos cansativas e estimular a autoaprendizagem durante o período em que o uso do ensino remoto se faz necessário.


Abstract


 The adoption of emergency remote teaching to fulfill the school workload during the period of social isolation, has become an immediate solution so that the students did not suffer a loss of the school year. However, the complexity shown in the teaching-learning process, in the inclusion, stimulus and motivation of students and teachers, revealed the fragility and need to review the education and its way of application. Therefore, the present work has as goal to show an alternative methodology for the zoology of invertebrates teaching in the final grades of elementary school through gamification.  Thus, it was used a pre-existing online minigames platform, in wich the game was entitled BioGame, which interest is to propitiate the student learning in an easygoing and pleasant way, contributing to the student-teacher interaction, to become the virtual classes less tiring and encourage self-study during the period when the remote teaching is needed.

Como Citar
PEREIRA, Gabriel Rodrigues de Laffitte Alves; GOMES, Thainara de Andrade; GUEDES, Marcelo Ribeiro de Almeida. “BIOGAME”: Uma Metodologia Alternativa para o Ensino Remoto durante a Pandemia. Episteme Transversalis, [S.l.], v. 12, n. 2, set. 2021. ISSN 2236-2649. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/episteme/article/view/2422>. Acesso em: 26 abr. 2024.
Seção
Educação e Sociedade