A CATEGORIA SUJEITO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: Uma análise das dificuldades de escrita

THE SUBJECT CATEGORY IN BASIC EDUCATION: An analysis of writing difficulties

  • Nayana Pereira Campos Leite
  • Juliana Barros Nespoli

Resumo

O objetivo deste trabalho é contribuir para a discussão a respeito do ensino de gramática voltado para as práticas de leitura e escrita em Língua Portuguesa. Mais especificamente, pretende-se investigar os contextos morfossintáticos que levam às dificuldades apresentadas por alunos de ensino básico na realização da categoria sujeito. Para tanto, foi desenvolvida uma análise sobre quais são os contextos morfossintáticos que influenciam os erros de escrita padronizada nas produções de textos de alunos do ensino básico e, através dessa análise, foi elaborado um quadro como síntese desses contextos. Concluiu-se que muitos alunos se familiarizam com a gramática, mas não conseguem conciliar essas regras com a escrita. Dessa forma, compreende-se que, no ensino de gramática, nas aulas de Língua Portuguesa, faz-se necessário que o professor contemple todos os componentes essenciais, incluindo os gramaticais, no processo de ensino-aprendizagem para que o aluno consiga ler, interpretar e produzir textos coesos e coerentes.


Abstract


The objective of this work is to contribute to the discussion about the teaching of grammar aimed at reading and writing practices in Portuguese. More specifically, it is intended to investigate the morphosyntactic contexts that lead to the difficulties presented by basic education students in carrying out the subject category. Therefore, an analysis was developed on which morphosyntactic contexts influence standardized writing errors in the production of texts by primary school students and, through this analysis, a table was created as a synthesis of these contexts. It was concluded that many students are familiarized with grammar, but cannot reconcile these rules with writing. In this way, it is understood that, in the teaching of grammar, in Portuguese language classes, it is necessary that the teacher contemplates all the essential components, including grammatical ones, in the teaching-learning process so that the student can read, interpret and produce cohesive and coherent texts.

Como Citar
CAMPOS LEITE, Nayana Pereira; NESPOLI, Juliana Barros. A CATEGORIA SUJEITO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: Uma análise das dificuldades de escrita. Episteme Transversalis, [S.l.], v. 13, n. 2, set. 2022. ISSN 2236-2649. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/episteme/article/view/2633>. Acesso em: 25 abr. 2024.
Seção
Educação e Sociedade