VALENTINA: UM OLHAR SOBRE A EVASÃO ESCOLAR PELAS PESSOAS TRANS E A UTILIZAÇÃO DO NOME SOCIAL NA CHAMADA COMO UMA DAS FERRAMENTAS DE COMBATE À VIOLÊNCIA DE GÊNERO

  • Gabriel Floriana de Andrade Dutra da Rocha Centro Universitário Geraldo di Biase, Volta Redonda, RJ/Brasil
  • Anderson Luiz Ribeiro Centro Universitário Geraldo di Biase, Volta Redonda, RJ/Brasil

Resumo

Fazendo uma análise do filme “Valentina”, a presente pesquisa correlacionou as experiências sofridas pela personagem com as disposições normativas que tratam da matrícula de jovens transgênero em escolas.. A pesquisa tratou dos dois conceitos com vistas a debater o papel de dispositivos, como a Resolução nº 1/2018 do CNE, no combate à evasão escolar pelas pessoas trans, protegendo-lhes o direito à educação. Para tanto, realizou levantamento de dados e relatos que se relacionam com o tema, além de ter procurado basear-se nos fundamentos da Resolução nº 1/2018, do CNE. A metodologia de pesquisa se fundamentou na análise dos dados coletados a partir da revisão bibliográfica.

Referências

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Como Citar
ROCHA, Gabriel Floriana de Andrade Dutra da; RIBEIRO, Anderson Luiz. VALENTINA: UM OLHAR SOBRE A EVASÃO ESCOLAR PELAS PESSOAS TRANS E A UTILIZAÇÃO DO NOME SOCIAL NA CHAMADA COMO UMA DAS FERRAMENTAS DE COMBATE À VIOLÊNCIA DE GÊNERO. Episteme Transversalis, [S.l.], v. 14, p. 52-60, jul. 2023. ISSN 2236-2649. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/episteme/article/view/2856>. Acesso em: 03 jul. 2024.