A AQUISIÇÃO DO SUJEITO POR FALANTES BRASILEIROS APRENDENDO INGLÊS COMO L2

  • Rebeca Macedo Silva Centro Universitário Geraldo di Biase, Volta Redonda/RJ, Brasil
  • Juliana Barros Nespoli Centro Universitário Geraldo di Biase, Volta Redonda/RJ, Brasil

Abstract

A teoria dos Princípios e Parâmetros investiga as semelhanças e diferenças das línguas naturais. Em relação ao sujeito, percebe-se que um parâmetro que diferencia as línguas é o sujeito nulo. Línguas como o PB, sobretudo quando se considera a modalidade escrita formal (KENEDY, 2016), são marcadas parametricamente como [+sujeito nulo]. Porém, esse mesmo caso não é observado no inglês, cujo parâmetro é [-sujeito nulo]. Considerando essas diferenças morfossintáticas, objetiva-se, com este trabalho, contribuir para o entendimento da aquisição de propriedades morfossintáticas no processo de aprendizagem de inglês como L2. Mais especificamente, pretende-se (1) investigar a aquisição do sujeito referencial por falantes nativos do português do Brasil aprendendo inglês como L2; e (2) investigar a aquisição do sujeito não referencial por falantes nativos do português do Brasil aprendendo inglês como L2. Parte-se da hipótese de que os falantes dessa língua preenchem mais o sujeito quando essa categoria é referencial do que quando essa categoria é não referencial em frases na língua inglesa em todas as etapas da aprendizagem, já que o sujeito não referencial no PB não é realizado por um pronome expletivo como ocorre no inglês. Para tanto, aplicou-se a falantes um teste linguístico de versão desenvolvido a fim de detectar a realização ou não do sujeito referencial e não referencial. Verificou-se que há maior preenchimento do sujeito referencial em comparação ao sujeito não referencial em todos os níveis de proficiência, revelando assim uma possível influência das propriedades morfossintáticas do PB no processo de aprendizagem de L2.

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Educação e Sociedade