O FENÔMENO DA CRASE NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE MORFOSSINTÁTICA

  • Marcella Rodrigues de Almeida Moreira Centro Universitário Geraldo di Biase
  • Vitor Gums Martins Centro Universitário Geraldo di Biase
  • Juliana Barros Nespoli Centro Universitário Geraldo di Biase

Resumo

Este trabalho tem como objetivo geral contribuir para a reflexão acerca do ensino de Língua Portuguesa. Mais especificamente, pretende-se refletir sobre o ensino do acento grave e o fenômeno da crase a partir de uma análise morfossintática do português e propor um conjunto de atividades pedagógicas que contemple o ensino da crase a partir de uma perspectiva morfossintática. Para alcançar esses objetivos, uma pesquisa bibliográfica foi feita sobre o assunto abordado no presente trabalho que inclui gramáticas tradicionais e descritivas do português brasileiro. A partir das definições apresentadas, busca-se expor e refletir sobre as dificuldades enfrentadas no emprego do acento grave no português brasileiro. Para auxiliar no ensino desse fenômeno, foi desenvolvida uma proposta pedagógica a fim de contribuir para a prática docente em sala de aula e facilitar o ensino e aprendizagem.

Referências

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Como Citar
MOREIRA, Marcella Rodrigues de Almeida; MARTINS, Vitor Gums; NESPOLI, Juliana Barros. O FENÔMENO DA CRASE NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE MORFOSSINTÁTICA. Episteme Transversalis, [S.l.], v. 15, n. 1, p. 82-96, abr. 2024. ISSN 2236-2649. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/episteme/article/view/3239>. Acesso em: 21 maio 2024.
Seção
EM PAUTA (Artigos em destaque)