%A da Silva, Alexandre Batista %D 2020 %T ARTICULAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NAS ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DA PROVA DO ENADE %K %X Este artigo representa uma investida na compreensão o sistema de avaliação da qualidade do Ensino Superior no Brasil. Como recorte temático, optei por analisar a estrutura das questões objetivas e discursivas que compõem a prova do ENADE. Essa escolha se justifica por ser esse instrumento de avaliação o que mais diretamente objetiva captar as habilidades consolidadas no estudante como resultado dos processos acadêmicos da graduação. Desse modo, a pesquisa teve como objetivo construir uma tipologia das estruturas das questões do ENADE e identificar e descrever as estratégias de avaliação dessas habilidades. As etapas metodológicas da investigação envolveram a seleção e agrupamento das questões da prova segundo sua estrutura de organização; identificação da habilidade a ser avaliada em cada questão; determinação da relação entre estrutura de questão e estratégias de avaliação da habilidade. Analisei 1028 questões retiradas de provas das áreas de Ciências Humanas e Sociais. Identifiquei três estruturas diferentes mais recorrentes nas provas e pude apontar duas relações entre essas estruturas e a estratégias de avaliação da banca avaliação. %U http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/simposio/article/view/1943 %J Simpósio %0 Journal Article %N 8 %@ 2317-5974 %8 2020-02-27