TY - JOUR AU - Peixoto, Lauro Leoncio Wagner PY - 2020 TI - UMA AULA DE CAMPO ABRINDO A DISCIPLINA PARA MOTIVAR A TURMA NO INÍCIO DO PERÍODO JF - Simpósio; n. 8 (2020): VIII Simpósio de Pesquisa e de Práticas Pedagógicas do UGB KW - N2 - A disciplina de Instalações Elétricas Prediais inicia seu conteúdo apresentando uma visão geral da geração, transmissão e distribuição da energia elétrica no país e destaca as características das redes de distribuição da concessionária local para entrega de energia aos seus consumidores na média e baixa tensão. Dependendo do porte da instalação predial a concessionária irá fornecer a energia em baixa ou média tensão, assim como determinará qual será o tipo de circuito alimentador em função do porte ou potência instalada. Com o objetivo de facilitar o entendimento dos critérios estabelecidos pela concessionária para a entrega de energia às instalações prediais e adquirir uma visão concreta da rede de entrada de energia adota-se como estratégia de ensino uma atividade pedagógica fora da sala de aula chamada de atividade de campo, uma aula de campo com visita às instalações da rede da concessionária nas imediações do UGB na forma observacional. Esta metodologia motiva a turma a aprender a aprender, pois proporciona uma aprendizagem significativa unindo o que foi “visto no papel” em sala com a realidade da estrutura dos circuitos entre a rede elétrica nos postes da concessionária e a instalação de entrada de energia nos seus consumidores urbanos. UR - http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/simposio/article/view/2090