%A Aredes, Sandro Gonzaga de %A Silva, Denise Ribeiro Neves %A Gemellaro, Elaine Dias %A Melo, Diogo Lopes do Santos %D 2021 %T O AUTISMO %K %X Considerando que o Transtorno do Espectro Autista – TEA é caracterizado por alterações marcantes no desenvolvimento da linguagem e da interação social, com um conjunto de condições comportamentais com prejuízos no desenvolvimento das suas habilidades sociais, da comunicação e cognição, por meio de uma pesquisa bibliográfica, com abordagem acadêmica qualitativa, utilizando-se de observação participante de campo e depoimentos de alguns pais, podemos justificar que a atividade aquática é uma poderosa ferramenta no desenvolvimento das habilidades globais de uma criança autista, oferecendo várias oportunidades e possibilidades de melhora na saúde física, psicológica e social. O objetivo foi demostrar através das atividades aquáticas, as possibilidades de desenvolver o aspecto psicomotor, tendo em vista as limitações causadas aos indivíduos com o transtorno, além de contribuir para a melhora de ajuste postural, possibilitar a melhora da autonomia, oferecer situações que possam contribuir na interação social e estimular o desenvolvimento da percepção corporal. Utilizando-se de uma pesquisa descritiva, com estudo de campo, de forma assistemática como metodologia, foram coletados depoimentos de pais de pessoas com autismo. Diante disso, acredita-se que as atividades físicas, contemplando o esporte aquático, com a prática e orientação adequada, oferecerem confiança e o suporte de que as mesmas necessitam para desenvolverem todas suas habilidades. %U http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/simposio/article/view/2228 %J Simpósio %0 Journal Article %N 9 %@ 2317-5974 %8 2021-02-18