%A Guimarães, Luiza Angélica Paschoeto %A Campos, Giselle Siqueira %A Barcellos, Jessifer Silva %D 2021 %T EDUCAÇÃO ESPECIAL %K %X Este estudo pretendeu discutir a questão da formação inicial e continuada dos professores que atuam com pessoas que apresentam deficiências e que estudam em classes comuns. Foi realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica complementada pelas respostas a um questionário com algumas perguntas de múltipla escolha e outras com respostas discursivas acerca do tema. Verificou-se que, segundo os professores, a experiência tem mostrado que os bons exemplos de inclusão vêm de profissionais e instituições que reconhecem o direito à educação das crianças e jovens com deficiência. E quando se trata da formação dos docentes, é importante que os profissionais da educação entendam que é possível tornar o processo de inclusão mais digno, mais respeitoso e mais eficaz para os alunos e as suas famílias. %U http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/simposio/article/view/2246 %J Simpósio %0 Journal Article %N 9 %@ 2317-5974 %8 2021-02-19