%A Medeiros, Simone Alves de %A Mello, Joice Amara Rodrigues de %D 2021 %T A ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E OS DESAFIOS ENFRENTADOS NA PANDEMIA DE COVID-19 %K %X O estudo em questão tem como objetivo apresentar os desafios enfrentados pelo o Orientador Educacional na pandemia de Covid-19, identificando os principais desafios que o mesmo está enfrentando em seu processo de trabalho dentro do cenário atual, apresentando suas ações pedagógicas e estratégias para realização do seu trabalho junto aos alunos, professores e familiares. O tema justifica-se na medida em que defendemos a importância da presença do Orientador Educacional em todas as escolas e como é importante a relação sólida do mesmo com toda a comunidade escolar, buscando estratégias para atender a necessidade dos alunos dentro do contexto da pandemia, mesmo sabendo ser uma realidade totalmente nova para as escolas brasileiras. A metodologia realizada desenvolveu-se através de pesquisa teórico-empírica, com a participação de 13 Orientadores Educacionais das redes públicas e privadas de Ensino de Volta Redonda em escolas da Educação Básica. Foi constatado que a situação de pandemia alterou toda a dinâmica das escolas e muitas demoraram a se adaptar a tal fato social. Os Orientadores Educacionais tiveram que reformular todo o seu trabalho para atender a novas demandas e necessidades das escolas. As reuniões de pais foram online, assim como atendimento aos alunos utilizando sempre a plataforma adotada pela escola. Dessa forma, o papel do Orientador Educacional ultrapassou os muros da escola. Em muitos casos, precisou que o mesmo ensinasse as famílias a manusear as ferramentas das plataformas e também como acessá-las. Novos desafios e novas ações pedagógicas se mostraram eficazes para uma grande parcela das escolas, mas para uma parcela de alunos toda esta situação ainda é um enorme desafio, pois não possuem os recursos necessários para acompanharem as aulas remotas. %U http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/simposio/article/view/2258 %J Simpósio %0 Journal Article %N 9 %@ 2317-5974 %8 2021-02-19