TY - JOUR AU - Karla da Silva Quintanilha, Augusta PY - 2022 TI - PSICOMETRIA E IMAGEM CORPORAL: Adaptação Transcultural e Confiabilidade da Escala Social Physique Anxiety Scale para Adolescentes com Deficiência Visual no Brasil JF - Simpósio; n. 10 (2022): X Simpósio de Pesquisa e de Práticas Pedagógicas do UGB KW - N2 - Imagem corporal é um conceito que tem ganhado representatividade nas últimas décadas. Para tanto, muitos pesquisadores têm empreendido esforços em estudá-la. Nesse sentido, estudiosos têm trabalhado no desenvolvimento, validação e/ou adaptação transcultural de instrumentos para sua avaliação nas mais diversas populações, dentre elas, pessoas com deficiência visual. Objetivo: realizar a adaptação transcultural e conferir a confiabilidade da escala Social Physique Anxiety Scale (SPAS) para a população de adolescentes com deficiência visual no Brasil. Metodologia: Para o processo de adaptação transcultural, a escala passou pelas etapas preconizadas por Beaton et al. (2002) que consideram tradução, reunião de síntese, retrotradução, comitê de peritos e pré-teste. A população-alvo foi de 25 adolescentes com deficiência visual, de ambos os sexos, com idades entre 10 e 19 anos (média 17.08, DP = 1,97), incluindo baixa visão e cegueira. Os participantes foram oriundos de escolas e instituições no Brasil, tais como o Instituto Benjamin Constant, o Centro Educacional Municipal de Atendimento a Deficientes Visuais de Resende, ambos no Rio de Janeiro, o Instituto Paranaense de Cegos, no Paraná, além de Grupos do Facebook e da indicação dos próprios participantes. A medida de confiabilidade foi feita por meio da consistência interna, aferida com o alfa de Cronbach. Toda a coleta de dados foi on-line devido à pandemia da Covid-19 que tem como principal medida de contenção do vírus o isolamento social. Resultado: A escala SPAS apresentou evidências de validade de conteúdo e confiabilidade (ambas com alpha de 0,74). Esse instrumento pode ser útil para acompanhar estratégias pedagógicas com enfoque na imagem corporal de adolescentes com deficiência visual em escolas de todo o Brasil. Todavia, estudos futuros devem explorar a estrutura fatorial e a validade de constructo dos instrumentos adaptados. UR - http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/simposio/article/view/2467