TY - JOUR AU - Gabriela Sant'ana Pinto, Alexandra AU - Gomes Coelho, Juliana AU - Silva Arantes Ernesto, Adriana PY - 2022/04/08 TI - OS QUATRO TEMPERAMENTOS HUMANOS COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS NA DOCÊNCIA JF - Simpósio; n. 10 (2022): X Simpósio de Pesquisa e de Práticas Pedagógicas do UGB KW - N2 - O presente estudo, de caráter bibliográfico, tem como objetivo analisar a contribuição dos temperamentos para a educação, conforme a teoria de Hipócrates. A partir da conceituação, frisou-se a distinção entre temperamento, personalidade e caráter. Subsequente ao conceito de temperamento, houve a análise de cada um deles: colérico, sanguíneo, melancólico e fleumático, com suas características - incluindo qualidades e fraquezas -, e sua influência no processo de ensino – aprendizagem. Esta abordagem fornece aos educadores um conhecimento mais profundo de seus alunos, a partir da observação de sua forma típica de aprender. Desta forma, eles saberão lidar adequadamente com as crianças, tendo em vista suas peculiaridades e colaborando para que sua aprendizagem transcorra com êxito. UR - http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/simposio/article/view/2503