TY - JOUR AU - Damasceno, Camila AU - de Carvalho Barbosa, Isabela AU - de Alcantara, Nayara Silva PY - 2022 TI - DIFICULDADES DE ORTOGRAFIA NA ESTRUTURA TEXTUAL DAS REDAÇÕES DO ENEM: A Importância da Leitura em Sala de Aula JF - Simpósio; n. 10 (2022): X Simpósio de Pesquisa e de Práticas Pedagógicas do UGB KW - N2 - O presente artigo parte da ideia de que o desenvolvimento da redação do Enem é um dos momentos mais difíceis durante o processo do exame educacional nacional, o maior do Brasil. O trabalho pretende mostrar o quão é necessário entender a importância da leitura em sala de aula para que esses indivíduos pratiquem o ensino de ortografia através da prática textual e, assim, obtenham resultados satisfatórios nas redações. Por isso, além de destacar alguns exemplos, retirados de uma apostila desenvolvida pelo Inep em parceria com a FGV, também discutiremos detalhes dos exemplos coletados e porquê são frequentemente encontrados. O estudo tem como objetivo discutir tais erros, com alguns parágrafos retirados de redações do Enem 2019, e debater como a leitura em sala de aula pode levar os alunos a cometerem menos erros ortográficos em redações de exames importantes como o Enem, sabendo que o incentivo deve começar por parte dos mediadores. UR - http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/simposio/article/view/2528