TY - JOUR AU - Célio Soares, Paulo AU - Moreira de Almeida, Evellyn AU - Cunha dos Santos Domingos, Rachel PY - 2022/04/11 TI - ENSINO DE HISTÓRIA E O USO DAS TECNOLOGIAS: Um Olhar Reflexivo sobre a Prática Docente JF - Simpósio; n. 10 (2022): X Simpósio de Pesquisa e de Práticas Pedagógicas do UGB KW - N2 - A presente pesquisa trata sobre o uso da tecnologia como um aliado ao ensino de História. Ao longo do texto discutimos sobre como ocorreu a evolução do ensino de História no Brasil, seus objetivos, a estruturação da chamada “educação 4.0” e seus efeitos no ensino de História. A metodologia utilizada constou de fontes primárias, pesquisas feitas no Google Forms, bem como fontes secundárias, como publicações, livros e artigos que abordam essa problemática. Nosso objetivo é analisar a realidade dos professores de História das cidades de Barra do Piraí, Pinheiral, Volta Redonda e Barra Mansa quanto a utilização, treinamento e estrutura das escolas para o uso das tecnologias na sala de aula. Discutiremos também como a pandemia do coronavírus impactou a utilização de novas metodologia no ensino de História. UR - http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/simposio/article/view/2561