TY - JOUR AU - Rozário, Wilton Rogério AU - Loche, Emilson AU - Ferreira Silva de Alcantara, Elisa PY - 2022 TI - O DESENVOLVIMENTO DA GAMIFICAÇÃO COMO METODOLOGIA ATIVA APLICÁVEL AO ENSINO SUPERIOR JF - Simpósio; n. 10 (2022): X Simpósio de Pesquisa e de Práticas Pedagógicas do UGB KW - N2 - O crescente interesse dos discentes pela prática dos jogos eletrônicos, buscando superar suas múltiplas fases, tem seguido no sentido contrário ao interesse e motivação desses alunos pelo estudo de disciplinas regulares do ensino superior. Analisando cuidadosamente os jogos, percebe-se que não são os temas os principais responsáveis pela sedução e o fascínio dos seus praticantes, mas a maneira como eles são expostos. Assim, o objetivo do presente estudo é apresentar o desenvolvimento da gamificação como uma metodologia ativa de ensino aplicável na educação superior; visando o alinhamento entre as abordagens dos conteúdos essenciais ao desenvolvimento profissional, a redução do hiato universidade-empresa e o universo cognitivo dos discentes do século XXI. O estudo detalha as principais características dos jogos eletrônicos e propõe uma estratégia para a implantação gradual da metodologia de ensino baseada na gamificação nas instituições de ensino superior. UR - http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/simposio/article/view/2564