%A FERP, UGB %A de Alcantara, Elisa Ferreira Silva %D 2017 %T A DISCURSIVIDADE SOBRE OS DIREITOS DA INFÂNCIA NA SOCIEDADE BRASILEIRA %K %X Os discursos sobre a infância e os direitos de crianças e adolescentes nos remetem às relações de sentido em que eles são produzidos, ou seja, seu contexto histórico, econômico e social. Toda a sociedade se propõe a defender ou assegurar os direitos das crianças e dos adolescentes, vistos como pessoas em desenvolvimento e frágeis, que precisam de proteção e cuidados especiais. Assim, a compreensão da infância requer uma análise dos sentidos mobilizados nos discursos sobre ela. Existe uma formação discursiva que circula na sociedade e se ancora nas coisas já ditas, promovendo ao mesmo tempo uma atualização dos discursos. Esta questão nos remete a pensar que o próprio discurso como uma prática nos produz com parâmetros enrijecidos em que fatores denominados como “desestruturação familiar”, “pobreza”, “falta de interesse” e outros são transformados em dados que servem para corporificar o desajuste do “menor” e a necessidade de intervenção institucional, seja da escola, do conselho tutelar ou dos aparatos jurídicos. %U http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/simposio/article/view/278 %J Simpósio %0 Journal Article %N 2 %@ 2317-5974 %8 2017-10-10