TY - JOUR AU - FERP, UGB AU - Monteiro, Abigail PY - 2017/10/10 TI - AS CONTROVÉRSIAS ACERCA DOS EXPERIMENTOS DE MENDEL JF - Simpósio; n. 2 (2014): II Simpósio de Pesquisa e de Práticas Pedagógicas dos Docentes do UGB KW - N2 - Este artigo apresenta uma reflexão sobre as controvérsias relacionadas às pesquisas realizadas por Gregor Mendel, utilizando como objeto de análise um recurso didático disponibilizado aos professores no Portal do Professor, um site criado pelo Ministério da Educação em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia. O objetivo é não somente caracterizar a contribuição da história da Ciência para o ensino de ciências, mas também ressaltar a importância da abordagem histórico-filosófica para o ensino de Ciências em geral. Através da pesquisa bibliográfica, caracterizou-se a importância de alguns aspectos historiográficos sobre os trabalhos de Mendel que pudessem fornecer elementos para uma reflexão crítica sobre o papel que atribuímos à ciência e ao seu ensino na escola. Como resultado da pesquisa concluise que é necessário que os professores estejam atentos para não apresentar aos seus alunos uma pseudohistória da ciência. UR - http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/simposio/article/view/316