TY - JOUR AU - FERP, UGB AU - Carvalho, Carlos Vitor PY - 2017 TI - SOFTWARES EDUCACIONAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR JF - Simpósio; n. 2 (2014): II Simpósio de Pesquisa e de Práticas Pedagógicas dos Docentes do UGB KW - N2 - Este trabalho tem como objetivo apresentar os softwares educacionais FLUXOVENTO, CONSTRUFIG3D e VISUALFIG3D. Tais softwares podem ser utilizados em sala de aula como ferramenta de apoio, especificamente em disciplinas das áreas de arquitetura, matemática e engenharia. Os sistemas apresentados neste trabalho, são resultados de projetos de pesquisa desenvolvidos desde 1999 pelo autor deste trabalho e estão inseridos em linhas de pesquisas onde uma das ideias principais é desenvolver ambientes computacionais multidisciplinares, que utilizam técnicas na área de Sistemas e Computação, para solucionar problemas das mais diversas áreas como educação, medicina, engenharias, física, matemática, biologia, geologia, etc. A Teoria da Aprendizagem Significativa é o referencial teórico que norteia este trabalho, onde os softwares atuam como materiais potencialmente significativos, que juntamente com os conhecimentos prévios e vontade de aprender constituem o núcleo principal da teoria. UR - http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/simposio/article/view/338