TRANSCENDENDO FRONTEIRAS ACADÊMICAS: Atividades práticas transversais na educação superior

  • Cleber Vicente Gonçalves Centro Universitário Geraldo Di Biase

Resumo

Este artigo explora a implementação e os resultados do projeto trabalhado em APTA II, III e IV (Atividades Práticas Transversais de Aprendizagem), focado em Educação Ambiental, Relações Étnico-Raciais e Educação em Direitos Humanos, nos cursos de Administração, Engenharias Civil, Elétrica e Mecânica. A iniciativa, desenvolvida durante o segundo semestre de 2023, teve sua culminância entre os dias 28 e 30 de novembro de 2023 e visou proporcionar uma formação mais holística e humanizada aos estudantes, muitas vezes focados exclusivamente em aspectos técnicos de suas áreas. O projeto envolveu a realização de pesquisas bibliográficas e de campo por grupos de 4 a 10 alunos, resultando na criação de banners que abordavam subtemas específicos dentro das áreas temáticas principais. Estes banners, que apresentavam problemas identificados, conceitos chave, dados coletados e propostas de intervenção, foram exibidos no hall central do UGB, estimulando a interação e o aprendizado interdisciplinar

Como Citar
GONÇALVES, Cleber Vicente. TRANSCENDENDO FRONTEIRAS ACADÊMICAS: Atividades práticas transversais na educação superior. Simpósio, [S.l.], n. 12, p. 1, fev. 2024. ISSN 2317-5974. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/simposio/article/view/3060>. Acesso em: 02 maio 2024.