LEAN EDUCATION: determinação de valor

  • Anderson de Oliveira Ribeiro Centro Universitário Geraldo Di Biase
  • Túlio S. de Almeida Centro Universitário Geraldo Di Biase
  • Gustavo de Paiva Silva Centro Universitário Geraldo Di Biase

Resumo

O artigo aborda a filosofia Lean na educação, explorando valores de estudantes no ensino superior. Identifica desperdícios educacionais e destaca a relevância da Lean Education para desenvolver competências essenciais. O estudo prático, realizado no estado do Rio de Janeiro, utiliza inteligência artificial para analisar respostas de estudantes, revelando aspirações financeiras e profissionais. A nuvem de palavras destaca termos como conhecimento, oportunidade, futuro, emprego e amor. A clusterização identifica três classes principais relacionadas ao crescimento pessoal, oportunidades de emprego e melhoria da qualidade de vida. O artigo sugere uma análise à luz das teorias de Kuhn, Piaget e Gardner para enriquecer a compreensão das motivações estudantis

Como Citar
DE OLIVEIRA RIBEIRO, Anderson; S. DE ALMEIDA, Túlio; DE PAIVA SILVA, Gustavo. LEAN EDUCATION: determinação de valor. Simpósio, [S.l.], n. 12, p. 8, mar. 2024. ISSN 2317-5974. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/simposio/article/view/3122>. Acesso em: 02 maio 2024.