ESTUDO DE CASO DE PROJETO DE EXTENSÃO À COMUNIDADE “BIOMEDICINA SEM FRONTEIRAS: DE PORTAS ABERTAS PARA VOCÊ!”: conquistas, desafios e potencialidades.

  • Lidiane de Fátima de Oliveira Souza Centro Universitário Geraldo Di Biase
  • Elisa Ferreira Silva de Alcantara Centro Universitário Geraldo Di Biase

Resumo

A inter-relação entre o ensino superior e a Educação Básica desempenha um papel crucial no avanço educacional, conforme preconizado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional brasileira (LDB). Esta integração, homologada a diversas questões específicas pela lei, inclui a promoção de pesquisas e atividades de extensão, fortalecendo assim os vínculos entre esses dois níveis escolares. Este estudo de caso concentra-se na análise do evento de extensão "Biomedicina sem Fronteiras: de Portas Abertas para Você!". O objetivo central é elucidar os resultados desse evento, explorando suas potencialidades, desafios e conquistas. A intenção é fornecer uma visão abrangente sobre o impacto e a eficácia dessa iniciativa na integração entre o ensino superior e a Educação Básica. No evento, discentes da graduação de Biomedicina conduziram seis oficinas didáticas abordando temas cruciais relacionados à saúde e meio ambiente, pertinentes à realidade dos jovens e adolescentes, que constituem o público-alvo do presente estudo. Os resultados indicam que o referido evento foi eficaz na promoção da interação entre o ensino superior e a Educação Básica. A iniciativa apenas não obteve uma avaliação positiva da maioria dos participantes, mas também contribuiu para um aprendizado significativo e reflexivo sobre temas relevantes. Assim, evidencia-se a importância de eventos de extensão na construção de pontes entre os diferentes níveis educacionais, alinhando-se aos preceitos da LDB.

Como Citar
SOUZA, Lidiane de Fátima de Oliveira; ALCANTARA, Elisa Ferreira Silva de. ESTUDO DE CASO DE PROJETO DE EXTENSÃO À COMUNIDADE “BIOMEDICINA SEM FRONTEIRAS: DE PORTAS ABERTAS PARA VOCÊ!”: conquistas, desafios e potencialidades.. Simpósio, [S.l.], n. 12, mar. 2024. ISSN 2317-5974. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/simposio/article/view/3166>. Acesso em: 02 maio 2024.