A ESTABILIDADE DA FILOSOFIA PARA O ENSINO SUPERIOR EM MEIO À LIQUIDEZ DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

  • Flávio Luiz da Silva Centro Universitário Geraldo Di Biase
  • Sheila dos Mares Guia Centro Universitário Geraldo Di Biase
  • Marilane Ferreira Confort Centro Universitário Geraldo Di Biase

Resumo

Este trabalho propõe apresentar uma visão panorâmica do desenvolvimento da Filosofia, contraposta à falta de solidez da sociedade contemporânea. De forma concisa, abrange a busca pelo conhecimento realizada pela humanidade, expondo as formas de pensar dos povos orientais antigos, como Índia, China e Egito e vai até a Grécia Antiga com os pré-socráticos, detendo-se nos clássicos Sócrates, Platão e Aristóteles, bases do pensamento ocidental. Menciona, ainda, os tipos de conhecimento: empírico, filosófico, científico e teológico. Expõe uma breve história do conhecimento filosófico, sempre mostrando similaridade entre os quatro, até chegar à Pós-Modernidade. A partir daí, traz o filósofo Zygmunt Bauman à tona, expondo suas interpretações sobre a Modernidade Tardia e suas relações, à qual denominou Sociedade Líquida, recebendo essa designação pelo caráter frágil e volátil que seus integrantes vivenciam. Apresentadas suas principais características, contrapõe a firmeza do mundo que valorizava o saber, a ciência e a tecnologia à fluidez dos dias atuais. Aponta caminhos baseados na segurança do alicerce científico para a educação, em especial a do ensino superior, para não só lançar o profissional competente, mas formar um cidadão holístico, completo, integral, remetendo à paideia de Platão. Por fim, esboça um rumo onde a Filosofia desenvolvida no passado se torna novamente a chave para um novo conhecimento que pode influenciar a sociedade, cada vez mais líquida, segundo Bauman, a fim de que se identifique com questões educacionais e humanísticas mais concretas e mais comprometidas com o conhecimento e o saber.

Como Citar
SILVA, Flávio Luiz da; GUIA, Sheila dos Mares; CONFORT, Marilane Ferreira. A ESTABILIDADE DA FILOSOFIA PARA O ENSINO SUPERIOR EM MEIO À LIQUIDEZ DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA. Simpósio, [S.l.], n. 12, mar. 2024. ISSN 2317-5974. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/simposio/article/view/3190>. Acesso em: 02 maio 2024.