@article{ET, author = {Rodrigo Lima e Juliana Nespoli}, title = { TRANSITIVIDADE VERBAL E O ENSINO DE GRAMÁTICA}, journal = {Episteme Transversalis}, volume = {15}, number = {1}, year = {2024}, keywords = {}, abstract = {Objetiva-se neste trabalho: (1) investigar o tratamento dado à transitividade verbal no ensino básico; (2) desenvolver mecanismos didático-pedagógicos a fim de apresentar uma descrição produtiva da transitividade verbal no ensino básico; (3) desenvolver um conjunto de atividades pedagógicas voltadas para o aprimoramento da descrição da transitividade verbal no ensino básico. Assim, espera-se contribuir para as reflexões acerca do ensino de gramática nas aulas de Língua Portuguesa. Para tanto, analisou-se uma coletânea de livros didáticos destinados ao Ensino Médio, de modo a traçar considerações acerca do âmbito teórico-descritivo e acerca da pertinência dos exercícios. Verificou-se que o material didático, no geral, não acompanha as discussões linguísticas atuais. Por fim, é apresentado um conjunto de atividades para contribuir para um ensino reflexivo, objetivando o aprimoramento das práticas pedagógicas.}, issn = {2236-2649}, pages = {109--130}, url = {https://revista.ugb.edu.br/index.php/episteme/article/view/3241} }