O PLANEJAMENTO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
Esta pesquisa reflete sobre a importância de planejar na Educação Infantil, visando uma aprendizagem significativa e sendo utilizada como ferramenta de extrema importância para os processos de ensino e aprendizagem. Dentro desta ótica, a pesquisa tem como objetivo investigar qual a relação entre o planejamento e a aprendizagem do educando. Sendo assim, para atingir o objetivo geral será necessário: analisar a importância de elaborar uma planificação na Educação Infantil e identificar os pontos que fazem a mesma se tornar significativa. Com uma abordagem de enfoque qualitativo, utilizamos como tipo de pesquisa a exploratória e como procedimento levantamentos bibliográficos. Concluímos que o planejamento eficaz na Educação Infantil tem sido uma ferramenta de suma importância para propiciar ricas experiências de aprendizagens nesse contexto educativo, colaborando positivamente para o processo de desenvolvimento no processo ensino/aprendizagem.
Abstract
This research reflects on the importance of planning in early childhood education, aiming at meaningful Learning and being used as an essential tool for teaching and learning processes. Within this perspective, the research aims to investigate the relationship between the planning and Learning of the learner. Thus, to achieve the general objective, it will be necessary: to analyze the importance of developing a plan in Early childhood education and identify the points that make it significant. With a qualitative approach, we used as a type of research the exploratory and as a procedure bibliographical surveys. Thus, we conclude that planning in early childhood education has been a tool of paramount importance to provide rich learning experiences in this educational context, contributing positively to the process of teaching development and Learning.