A DIFICULDADE DE INCLUSÃO DA PESSOA COM SURDEZ NO CONTEXTO ESCOLAR

THE DIFFICULTY OF INCLUDING PEOPLE WITH DEAFNESS IN THE SCHOOL CONTEXT

  • Marcos Antonio Campelo Lopes UGB
  • Jorge Tyminski Junior

Resumo

A inclusão de pessoas com surdez no contexto escolar é assegurada por leis e diretrizes que garantem a esse sujeito a efetivação de seus direitos na sociedade, todavia essa inclusão apresenta desafios no âmbito escolar, tendo em vista que o aluno surdo deve ser inserido no ensino regular, de modo a propiciar uma inclusão exitosa. Este trabalho vem detectar a realidade dos desafios na vida escolar do educando surdo, analisando a interação do surdo dentro da atual conjuntura, sondando os direitos garantidos à pessoa surda, analisando as metodologias que são abordadas para o desenvolvimento e aprendizagem do aluno surdo. Essa abordagem se deu por meio de pesquisas bibliográficas, livros, artigos, em autores como: Sá (2002), Diretrizes curriculares (2012), Salamanca, (1994) entre outros para melhor compreensão, tendo como princípio a lei de diretrizes e bases da educação (1996), a Declaração de Salamanca, lei 10.436, de 24 de abril de 2002 que dispõe sobre a língua brasileira de sinais - LIBRAS e outras providências.

Como Citar
LOPES, Marcos Antonio Campelo; JUNIOR, Jorge Tyminski. A DIFICULDADE DE INCLUSÃO DA PESSOA COM SURDEZ NO CONTEXTO ESCOLAR. Episteme Transversalis, [S.l.], v. 12, n. 3, dec. 2021. ISSN 2236-2649. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/episteme/article/view/2435>. Acesso em: 21 nov. 2024.