APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO A PARTIR DO CONTEXTO PANDÊMICO DA COVID-19
Resumo
O contexto da pandemia de Covid-19 interferiu em várias áreas da sociedade, dentre elas na Educação. A necessidade do afastamento social impactou diretamente crianças em idade escolar, em específico, estudantes com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Dessa forma, o presente estudo teve como objetivo explorar os possíveis impactos da pandemia de Covid-19 na aprendizagem de 13 crianças com TDAH no município de Volta Redonda, na Região Sul Fluminense do Rio de Janeiro. Para isso, foi utilizada uma abordagem qualitativa, transversal e exploratória, utilizando entrevista lúdica com a crianças e entrevista com o responsável. Como resultados foram encontrados os seguintes impactos: defasagem na aprendizagem, importância de uma equipe multidisciplinar no tratamento dessas crianças, aumento no uso de tela, agravamento de sintomas característicos do TDAH, necessidade de formação continuada de professores para melhor manejo com o TDAH e a importância de melhor conhecimento sobre esse transtorno.
Referências
ABRAHÃO, A. L. B.; ELIAS, L. C. S. Crianças com TDAH e professoras: recursos e dificuldades. Psico, Porto Alegre, v. 53, n. 1, p. 1-13, jan.-dez. 2022.
ALMEIDA, I. M. G.; JÚNIOR, A. A. Os impactos biopsicossociais sofridos pela população infantil durante a pandemia do COVID-19. Research, Society and Development, v. 10, n. 2, p. e54210212286-e54210212286, 2021.
DIAS, Natália M.; SEABRA, A. G. Funções executivas: desenvolvimento e intervenção. Temas sobre desenvolvimento, v. 19, n. 107, p. 206-212, 2013.
BARKLEY, R. A. ADHD and the nature of self-control. Guilford Press, 1997, vol. 19. n. 3, 1998.
BEHAR, P. A. O Ensino Remoto Emergencial e a Educação a Distância. Ufrgs, 2020.
BELLI, Alexandra Amadio. TDAH e agora? São Paulo: STS, 2008.
BRASIL. MEC/CNE/CP. Parecer nº 009, de 08 de maio de 2001. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília/DF, 2001.
BOSSA, N. A psicopedagogia no Brasil. Rio de Janeiro: Wak, 2020.
CANAL, S.; ROZEK, M. Tempos de pandemia: reflexões sobre a escola, os sujeitos e suas diferentes necessidades. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 1, p. 2674-2683, 2021.
CASTRO, C. X. L.; DE LIMA, R. F. Consequências do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) na idade adulta. Revista Psicopedagogia, v. 35, n. 106, p. 61-72, 2018.
CAMARGOS, W. J..; HOUNIE, A. G. Manual Clínico do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade. Nova Lima: Editora Info, 2005.
CARVALHO, M. C.; CIASCA, S. M.; RODRIGUES, S. D. Há relação entre desenvolvimento psicomotor e dificuldade de aprendizagem? Estudo comparativo de crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, dificuldade escolar e transtorno de aprendizagem. Revista Psicopedagogia, v. 32, n. 99, p. 293-301, 2015.
CARREIRO, L. R. R. et al. Protocolo interdisciplinar de avaliação neuropsicológica, comportamental e clínica para crianças e adolescentes com queixas de desatenção e hiperatividade. Psicologia: teoria e prática, v. 16, n. 3, p. 155-171, 2014.
CID-10: Descrições Clínicas e Diretrizes diagnósticas. Porto Alegre: Artmed, 2011.
COSTA, T.; BADARÓ, A. Impacto do uso de tecnologia no desenvolvimento infantil: uma revisão de literatura. Cadernos de psicologia, v. 3, n. 5, 2022.
COSTA, M. L. O. et al.. Perspectivas de alunos com tdah na educação básica pública brasileira. Anais VII CONEDU - Edição Online. Campina Grande: Realize Editora, 2020.
DIAS, N. M.; SEABRA, A. G. Programa de Intervenção em autorregulação e funções executivas. São Paulo: Memnon, 2013.
DE CASTRO, D. F. A. et al. Promoção do desenvolvimento infantil, um olhar do projeto Nossas Crianças: Janelas de oportunidades. BIS. Boletim do Instituto de Saúde, v. 16, n. 1, p. 30-36, 2015.
DE QUEIROZ, M.; DE SOUSA, F. G. A.; DE PAULA, G. Q. Educação e Pandemia: impactos na aprendizagem de alunos em alfabetização. Ensino em Perspectivas, v. 2, n. 4, p. 1-9, 2021.
FACHINETO, Sandra et al. Avaliação de aprendizagem em meio a pandemia do coronavírus no brasil. Anuário Pesquisa e Extensão Fnoesc São Miguel do Oeste, v. 5, p. e24090-e24090, 2020.
EFFGEM, V. et al. A visão de profissionais de saúde acerca do TDAH-Processo diagnóstico e práticas de tratamento. Construção psicopedagógica, v. 25, n. 26, p. 34-45, 2017.
FIRMINO, N. C. S. et al. O ensino remoto emergencial: ações e adaptações de estudantes cearenses. Research, Society and Development, v. 11, n. 1, p. e18011125028-e18011125028,2022.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 7. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
JUNGES, F. C.; KETZER, C. M.; DE OLIVEIRA, V. M. A. Formação continuada de professores: Saberes ressignificados e práticas docentes transformadas. Educação & Formação, v. 3, n. 9, p. 88-101, 2018.
LOPES, J. et al. "A Influência da Pandemia da Covid-19 na Pronunciação de Sinais Neurológicos e Cognitivos de Crianças e Adolescentes com TDAH: Uma Revisão Integrativa." Brazilian Medical Students 7.10 (2022).
LARROCA, L. M.; DOMINGOS, N. M. TDAH-Investigação dos critérios para diagnóstico do subtipo predominantemente desatento. Psicologia Escolar e Educacional, v. 16, p. 113-123, 2012.
LUNARDI, N. M. S. S. et al. Aulas Remotas Durante a Pandemia: dificuldades e estratégias utilizadas por pais. Educação & Realidade, v. 46, 2021.
MAIA, M. I. R.; CONFORTIN, H.. TDAH e aprendizagem: um desafio para a educação. Revista Perspectiva, v. 39, n. 148, p. 73-84, 2015.
MANTOVANI, D. A.; CRENITTE, P. A. P; ABRAMIDES, D. V. M. A importância de uma equipe multidisciplinar no diagnóstico de transtornos de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): relato de um caso. Anais, 2005.
MARCHANT, E. et al. Primary school staff perspectives of school closures due to COVID-19, experiences of schools reopening and recommendations for the future: A qualitative survey in Wales. PLoS ONE, 2021.
MELO, Valéria Miguel da Cruz. A importância do lúdico para crianças com Transtorno e Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) na educação infantil. 2011.
MOURA, L. T.; SILVA, K. P. M.; SILVA, K. P. M. Alunos com TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade): um desafio na sala de aula. Revista Eletrônica Acervo Saúde, (22), 2019.
NOGUEIRA, L. R. M; CORREA, M. J. S. Intervenção Multidisciplinar No Transtorno TDAH. Mato Grosso, MT. Revista de Comunicação Científica, Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT (Juara), 2019.
PINHEIRO, A. M. V. et al. Protocolo de Avaliação para o diagnóstico diferencial dos Transtornos Específicos da Aprendizagem. Paidéia, 2018.
PACHECO, L. P., HÜBNER, L. C. Como o distanciamento social em tempos de pandemia desafia os estágios iniciais da aprendizagem da leitura em crianças. Signo, 46(85), 58-69. 2021
PEREIRA, J. M. Defasagem, aprendizagem e ensinagem apresentadas durante e após pandemia. Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Pedagogia Noturno, RS, 2022.
2022.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 7. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
JUNGES, F. C.; KETZER, C. M.; DE OLIVEIRA, V. M. A. Formação continuada de professores: Saberes ressignificados e práticas docentes transformadas. Educação & Formação, v. 3, n. 9, p. 88-101, 2018.
LOPES, J. et al. "A Influência da Pandemia da Covid-19 na Pronunciação de Sinais Neurológicos e Cognitivos de Crianças e Adolescentes com TDAH: Uma Revisão Integrativa." Brazilian Medical Students 7.10 (2022).
LARROCA, L. M.; DOMINGOS, N. M. TDAH-Investigação dos critérios para diagnóstico do subtipo predominantemente desatento. Psicologia Escolar e Educacional, v. 16, p. 113-123, 2012.
LUNARDI, N. M. S. S. et al. Aulas Remotas Durante a Pandemia: dificuldades e estratégias utilizadas por pais. Educação & Realidade, v. 46, 2021.
MAIA, M. I. R.; CONFORTIN, H.. TDAH e aprendizagem: um desafio para a educação. Revista Perspectiva, v. 39, n. 148, p. 73-84, 2015.
MANTOVANI, D. A.; CRENITTE, P. A. P; ABRAMIDES, D. V. M. A importância de uma equipe multidisciplinar no diagnóstico de transtornos de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): relato de um caso. Anais, 2005.
MARCHANT, E. et al. Primary school staff perspectives of school closures due to COVID-19, experiences of schools reopening and recommendations for the future: A qualitative survey in Wales. PLoS ONE, 2021.
MELO, Valéria Miguel da Cruz. A importância do lúdico para crianças com Transtorno e Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) na educação infantil. 2011.
MOURA, L. T.; SILVA, K. P. M.; SILVA, K. P. M. Alunos com TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade): um desafio na sala de aula. Revista Eletrônica Acervo Saúde, (22), 2019.
NOGUEIRA, L. R. M; CORREA, M. J. S. Intervenção Multidisciplinar No Transtorno TDAH. Mato Grosso, MT. Revista de Comunicação Científica, Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT (Juara), 2019.
PINHEIRO, A. M. V. et al. Protocolo de Avaliação para o diagnóstico diferencial dos Transtornos Específicos da Aprendizagem. Paidéia, 2018.
PACHECO, L. P., HÜBNER, L. C. Como o distanciamento social em tempos de pandemia desafia os estágios iniciais da aprendizagem da leitura em crianças. Signo, 46(85), 58-69. 2021
PEREIRA, J. M. Defasagem, aprendizagem e ensinagem apresentadas durante e após pandemia. Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Pedagogia Noturno, RS, 2022.
PU, S., XU, H., Examining Changing Assessment Practices in Online Teaching: A Multiple-Case Study of EFL School Teachers in China, Asia-Pacific Education Researcher, 2021.
QUEIROZ, M.; SOUSA, F. G. A.; DE PAULA, G. Q. Educação e Pandemia: impactos na aprendizagem de alunos em alfabetização. Ensino em Perspectivas, v. 2, n. 4, p. 1-9, 2021.
REZENDE, S. M. et al. A Realidade Aumentada em Situações de Aprendizagem na Educação Básica: Uma Revisão de Literatura. In: Anais do II Workshop sobre as Implicações da Computação na Sociedade. SBC, 2021. p. 102-111.
ROCHA, L., B. da. Adaptação e aplicação do programa de alfabetização e raciocínio (par) para intervenção remota em habilidades de leitura, escrita e matemática de crianças com TDAH. Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 17 de maios de 2022.
RICE, M. F. Special Education Teachers’ Use of Technologies During the COVID-19 Era (Spring 2020—Fall 2021). TechTrends, 2022.
ROHDE, L. A. et al. Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade. Brazilian Journal of Psychiatry, v. 22, p. 07-11, 2000.
SHOREY, S. et al. Families with children with neurodevelopmental disorders during COVID-19: a scoping review. Journal of pediatric psychology, v. 46, n. 5, p. 514-525, 2021.
SAMPAIO, Simaia. Manual prático do diagnóstico psicopedagógico clínico. Rio de Janeiro: Wak Ed, 2020.
TANAKA, A. O. et al. Percepção do ensino remoto em crianças e adolescentes com diagnóstico de TDAH, seus pais e professores. Research, Society and Development, v. 11, n. 11, ago. 2022.
THOMAS, J. R.; NELSON, J. K.; SILVERMAN S.J. Métodos de Pesquisa em Atividade Física. Tradução: Ricardo Demétrio de Souza Petersen. 6ª ed., Porto Alegre: Artmed, 478p, 2012.
WERLING, A. M.; WALITZA, S.; DRECHSLER, R. Impact of the COVID-19 lockdown on screen media use in patients referred for ADHD to child and adolescent psychiatry: an introduction to problematic use of the internet in ADHD and results of a survey. Journal of Neural Transmission, v. 128, n. 7, p. 1033-1043, 2021.
YOUSSEF, S. C. M.; DE SOUSA OLIVEIRA, D. C.; PARREIRA, S. L. S. Transtorno de Déficit de
Atenção e Hiperatividade e correlação com as dificuldades de aprendizagem e Transtornos de Condutas em adolescentes infratores. Revista Primus Vitam, n. 9-1, 2017.