UMA REVISÃO DE LITERATURA DIRECIONADAS ÀS PRÁTICAS METODOLÓGICAS UTILIZADAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

  • Jackson Róbson de Lima Instituto Federal de Pernambuco (IFPE)
  • Ivanildo José de Melo Filho Instituto Federal de Pernambuco (IFPE)
  • Rosangela Maria de Melo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE)

Resumo

Este artigo apresenta os resultados associados à identificação das práticas ou estratégias metodológicas têm sido desenvolvidas para promover o ensino da matemática na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) viabilizada por meio de uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL). Para tanto, foram definidos um conjunto de critérios dividido em 04 (quatro) passos, utilizando 04 (quatro) mecanismos de busca e considerando o período de 2018 a 2022. Os resultados ratificam a importância do uso de diferentes práticas metodológicas nesse campo. Foram evidenciadas 04 (quatro) práticas metodológicas. Além disso, os resultados apontam que essas práticas representam um conjunto inicial de procedimentos que podem ser explorados e combinados no contexto da EPT pelos docentes para aprimoramento da sua prática e servir de apoio para o desenvolvimento de outras investigações.

Referências

BARROSO, Rosimeri Rodrigues. A atividade de situações problema como metodologia de ensino na aprendizagem de planilhas eletrônicas fundamentada na teoria de Galperin com estudantes do 1º ano do curso técnico em eletrônica integrado ao ensino médio no Instituto Federal de Roraima – Boa Vista (RR) : UERR, 2018. 118 f. Disponível em: . Acessado em: 18 de março de 2023.
CEZÁRIO, Andreia Santos. SILVA, Anny Francielle Teixeira. PRADO, Laianny Barbosa do. GUIMARÃES, Norton Coelho. CARVALHO, Thiago Milograno de. SANTOS, Wallacy Barbacena Rosa dos. MARTINS, Carla de Moura. RODRIGUES, Marina Campos Nori. Khan academy como ferramenta de apoio pedagógico no reforço de matemática. Permanência e êxito no IF Goiano: ações para intervenção e monitoramento da evasão e retenção / Organização de Fabiani da Costa Cavalcante et al.– 1. ed. Rio Verde, GO: IF Goiano, 2022. Cap. 9, p. 454-471. Disponível em: . Acessado em: 18 de janeiro de 2023.
CORREIA, Ana Maria Ramalho, & MESQUITA, Anabela. Mestrados & Doutorados: estratégias para a elaboração de trabalhos científicos: o desafio da excelência / - 2ª ed. - Porto: Vida Económica, 2014. - X, 312, [6] p. : il. ; 30 cm. - Bibliografia p. 299-312.
D’AMBROSIO, Ubiratan. Tendências e Perspectivas Historiográficas e Novos Desafios na História da Matemática e na Educação Matemática. Educ. Matem. Pesq, São Paulo, v. 14, n. 3, p.336-347, 2012.

FARIA, Debora Suzane; MAIA, Joaldo. O ensino de matemática na educação profissional: a relação entre funções trigonométricas e o software Geogebra. Anais do II Colóquio Nacional - A Produção do Conhecimento em Educação Profissional. Natal: IFRN, 2013.

FERREIRA, Williane Costa. O jogo digital Quiz PG para o aprendizado de progressão geométrica. 2020. 163 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. Disponível: < https://encurtador.com.br/rtv45>. Acessado em: 06 de fevereiro de 2023.
FERRETE, Anne Alilma Silva Souza; FERRETE, Rodrigo Bozi. A plataforma Khan Academy no ensino de matemática. Interfaces Da Educação, v. 12, n. 35, p. 301-323, 2021. Disponível em: . Acessado em: 12 de março de 2023.
FONSECA, Maria da Conceição Ferreira Reis. Educação Matemática de Jovens e Adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
FUCHS, Sandra Costa; PAIM, Betina Soldateli. Revisão Sistemática de Estudos Observacionais com Metanálise. Clin Biomed Res [Internet]. 14º de outubro de 2010 [citado 20º de outubro de 2022];30(3). Disponível em: . Acessado em: 28 de março de 2023.
GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar. Rio de Janeiro: Record, 1999.
JESUS, Nelman Alves Ribeiro. SOUZA, Danilo Almeida. CARNEIRO, Teresa Kelly Gomes. LAPA, Jancarlos Menezes. Sequência Didática Para O Ensino De Geometria No Universo Da EPT: Abordando Bidimensionalidade E Tridimensionalidade A Partir De Uma Proposta Interdisciplinar. Ensino em Foco, v. 3, n. 8, p. 76-91, 2020. . Acessado em: 05 de abril de 2023.
KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e o tempo doente [livro eletrônico]. Campinas: Papirus, 2015.

KITCHENHAM, Bárbara Ann; CHARTERS, Stuart ; Keele University e Durham University Joint Report (Hrsg.):Diretrizes para a realização de Revisões Sistemáticas de Literatura em Engenharia de Software. EBSE 2007-001, 2007.
MAGALHÃES, Maycon Luiz Amaral. Matemática e desenvolvimento de sistemas: o processo de ensinoaprendizagem interdisciplinar em pauta no curso técnico em informática integrado ao ensino médio no IFNMG Campus Arinos - Teófilo Otoni: UFVJM, 2020. 135 p. - Dissertação (Mestrado Profissional) – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Programa de Pós-Graduação em Educação, 2020. Disponível em: . Acessado em: 07 de Abril de 2023.
MIGUEL, José Carlos. Resolução de problemas: implicações pedagógicas para o ensino de Matemática. Educação Matemática em Revista. n. 43, p. 22 – 30, nov, 2014.
MONTES, Dário. Um site como ferramenta para os professores de matemática do ensino médio que buscam o nivelamento dos seus alunos. 2020. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – PROFEPT) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro, Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico, Uberaba, 2020.

MORAIS, Camila Mendonça. O modelo da metaorquestração instrumental no ensino técnico integrado ao médio: um olhar interdisciplinar para o ensino da matemática – Recife, 2021. 243 f. - Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Pernambuco, CE. Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica, 2021. Disponível em: . Acessado em: 05 de Abril de 2023.

OLIVEIRA, Verônica Danielly de. Práticas e perspectivas dos professores das disciplinas específicas e de Matemática e dos alunos do Curso Técnico Integrado em Eletrotécnica do IFPI – Campus Teresina Central, a partir da disciplina de Circuitos Elétricos – 2019. 78 f. - Dissertação (Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFPI, Campus Floriano, 2019. Disponível em: . Acessado em: 13 de Março de 2023.



PEREIRA, Rafael Ramos. Uso de tecnologias digitais como ferramenta didático-pedagógica no ensino de matemática – 2021. 114 f - Dissertação (Mestrado – Educação profissional) – Instituto Federal de Educação da Paraíba / Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), 2021. Disponível em: . Acessado em: 17 de Abril de 2023.
RODRIGUES, Luciane Machado. Algebraticando na matemática: o jogo digital como um meio de motivação no ensino-aprendizado da álgebra no ensino médio integrado. 2021. Dissertação (Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso do Sul, 2021.

SAMPAIO, Rosana Ferreira; MANCINI, Marisa Cotta. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Brazilian Journal of Physical Therapy, v. 11, p. 83-89, 2007.
SALDANHA, Mayara de Araújo. Histórias de pescadores: uma esquisa etnomatemática sobre os saberes da pesca artesanal da Ilha da Pintada - RS. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Isabel Cristina Machado de Lara.

SILVA, Myrian Aparecida Martins da. Contribuição à formação omnilateral: minimização da defasagem de aprendizagem matemática. 2022. Dissertação - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, Rio Pomba, 2022.

SOARES, Antonio Marcio de Lima. A matemática imersa no curso técnico em eletrotécnica: um ensino sob a égide da etnomatemática. 2020. Dissertação (Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe, Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, Sergipe, 2020.
Como Citar
LIMA, Jackson Róbson de; MELO FILHO, Ivanildo José de; MELO, Rosangela Maria de. UMA REVISÃO DE LITERATURA DIRECIONADAS ÀS PRÁTICAS METODOLÓGICAS UTILIZADAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. Episteme Transversalis, [S.l.], v. 14, n. 2, p. 550-572, aug. 2023. ISSN 2236-2649. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/episteme/article/view/3022>. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
Educação e Sociedade