EDUCAÇÃO AMBIENTAL E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS ACERCA DO MEIO AMBIENTE DE ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE MARICÁ

  • Maria da Saúde dos Santos Lima Centro Universitário Augusto Motta

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar as concepções acerca do meio ambiente e suas relações com a preservação da lagoa de Marica com alunos da escola Caic Elomir Silva do Ensino Fundamental, localizada na cidade de Maricá – RJ. Partimos do pressuposto de que a educação ambiental no contexto da educação escolar representa uma possibilidade de conscientização para as gerações futuras acerca da necessidade de preservação do meio ambiente. A proposta do presente estudo se alinha aos objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 4) da Agenda 2030 que tem entre seus objetivos assegurar a educação para a cidadania global e a educação para o desenvolvimento sustentável. Trata-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa de caráter descritivo exploratório. Este trabalho se ancora no referencial teórico da Teoria das Representações Sociais (TRS) que tem origem nos estudos que Serge Moscovici tendo por apoio as perspectivas de Abric (2018), Jodelet (2016), Sá (2018) e Reigota (2010). Para a coleta de dados, utilizou-se da metodologia da Roda de conversa com os alunos de duas turmas da escola. Os dados foram analisados através da análise de conteúdo. As análises realizadas apontam a preocupação dos alunos com a degradação da Lagoa de Maricá que, para eles, geram sérias consequências à saúde humana e ao meio ambiente. Eles consideram a pesca como atividade de grande importância, principalmente para a subsistência dos pescadores e suas famílias. O turismo foi citado como fator de importância econômica e de desenvolvimento local para a região. Para os alunos, a escola deve buscar aproximações com a comunidade através de projetos, promovendo assim a conscientização da população para a necessidade da preservação do meio ambiente. Eles compreendem a importância de se introduzir a Educação Ambiental como nova disciplina no ensino fundamental.

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Como Citar
LIMA, Maria da Saúde dos Santos. EDUCAÇÃO AMBIENTAL E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS ACERCA DO MEIO AMBIENTE DE ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE MARICÁ. Episteme Transversalis, [S.l.], v. 15, n. 2, p. 243-254, aug. 2024. ISSN 2236-2649. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/episteme/article/view/3356>. Acesso em: 11 oct. 2024.