O PROCESSO DA INCLUSÃO DO AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Marcos Antônio Diniz Centro Universitário Augusto Motta
  • Isabel Cristina Silva Lima Universidade Estácio de Sá

Resumo

Este estudo tem o objetivo de refletir sobre a importância da inclusão escolar para autistas na educação infantil, analisar assim as dificuldades deste processo junto as escolas e à formação dos educadores, e observar melhores estratégias de ensino para potencializar os resultados do aprendizado, e assim, alcançar o tão esperado sucesso no desempenho escolar. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica considerando as contribuições de autores como Vygotsky (1997), Cunha (2012), Stainback (1999) e Glat (2009), entre outros, entendendo que as salas de aula inclusivas, têm como pressuposto de que todos os alunos possuem o direito de participar da vida escolar e são capazes de aprender. Entende-se também que a diversidade deve ser valorizada e respeitada por todos, e que através do reconhecimento das diferenças pode-se alcançar uma aprendizagem para a cidadania.

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Como Citar
DINIZ, Marcos Antônio; LIMA, Isabel Cristina Silva. O PROCESSO DA INCLUSÃO DO AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Episteme Transversalis, [S.l.], v. 15, n. 2, p. 292-305, aug. 2024. ISSN 2236-2649. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/episteme/article/view/3359>. Acesso em: 11 oct. 2024.