APRENDIZAGEM BASEADA NA INTEGRAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES DE MEDICINA NO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA E COMUNIDADE

  • Gabriela de Araujo Pedrote de Carvalho Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda/RJ, Brasil
  • Valentina de Lorenzo Figueiredo Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda/RJ, Brasil
  • Júlia Rabelo Cappato Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda/RJ, Brasil
  • Felipe Mactavisch da Cruz Centro Universitário Geraldo Di Biase, Volta Redonda/RJ, Brasil
  • Marcelo Ribeiro de Almeida Guedes Centro Universitário Geraldo Di Biase, Volta Redonda/RJ, Brasil

Resumo





Durante a prática na Atenção Primária à Saúde depararam-se com diversos empecilhos na perspectiva de um Sistema de Saúde ideal, como desatenções a respeito da saúde mental e aos princípios básicos que formam as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). O artigo relata a experiência de três acadêmicas de Medicina durante a graduação em uma universidade privada no município de Volta Redonda. Ao longo de 18 meses, as acadêmicas frequentaram três Unidades Básicas de Saúde (UBS) em bairros distintos, buscando contribuir para um atendimento qualificado à sociedade. A experiência prática contribui para a formação intelectual e profissional, principalmente na Atenção Primária, visto que essa é a porta de entrada de casos das mais diversas áreas médicas. Inspiradas pela Abordagem Centrada na Pessoa de Carl Rogers, as estudantes focaram em uma trajetória acadêmica mais humanizada. Assim, a inclusão de horas práticas no ensino das faculdades de medicina estão se tornando um dos pilares essenciais na construção biopsicossocial dos futuros profissionais de saúde.





Referências

CALLEGARO, A. M.; ROCHA, K. M. D. Organização didático-metodológica das aulas de Anatomia e Fisiologia Humana: comportamento e percepção dos estudantes. Educar em Revista, v. 00, n. 59, p. 251-262, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.42422

GUSSO, G.; CERATTI, M. Tratado de Medicina de Família e Comunidade: princípios, formação e prática. 2 ed. Artes Médicas, 2018.

IZECKSOHN, M. M. V.; JUNIOR, J. E. T.; STELET, B. P.; JANTSCH, A. G. Preceptorship in Family and Community Medicine: challenges and achievements in a Primary Health Care in progress. Ciência & Saúde Coletiva, v. 22, n. 3, p. 737-746, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232017223.332372016

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Sistema Único de Saúde, 2024. https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/s/sus

OLIVEIRA, H. M.; GONÇALVES, M. J. F. Educação em Saúde: uma experiência transformadora. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 57, n. 6, p. 761–763, 2004

ROGERS, C. Tornar-se pessoa. 5.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
Como Citar
CARVALHO, Gabriela de Araujo Pedrote de et al. APRENDIZAGEM BASEADA NA INTEGRAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES DE MEDICINA NO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA E COMUNIDADE. Episteme Transversalis, [S.l.], v. 15, n. 2, p. 367-377, aug. 2024. ISSN 2236-2649. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/episteme/article/view/3373>. Acesso em: 03 jan. 2025.