UMA ANÁLISE DOS DISCURSOS MIDIÁTICOS SOBRE BULLYING E SEUS EFEITOS NO COTIDIANO

  • Elisa Ferreira Silva de Alcantara UGB

Resumo

Na sociedade se produz uma multiplicidade de discursos que podem ser entendidos como a variedade de formas de ver, dizer, pensar e agir, isto é, como práticas sociais atravessadas por relações de poder. Deste modo, se produz verdades ao significar certas práticas e instituir uma ordem nos discursos, selecionando aquilo que é preciso ser dito para a aplicação de um determinado poder (FOUCAULT, 2009). A escola com seus elementos pedagógicos, filosóficos, administrativos, enfim, sua prática discursiva, é um dispositivo produtor de subjetividade. Acontece que, a escola produz e é também produzida por modos de subjetivação como os discursos midiáticos que são abertos e generalizados e por isso, alcançam grande número de pessoas através de suas variadas formas como: jornal impresso, jornal on-line, sites, matérias televisivas, revistas e redes sociais de relacionamento que constituem o que neste trabalho denominamos mídia. Embora muitos temas ligados a educação apareçam com frequência nos discursos midiáticos, o tema bullying é muito recorrente e verifica-se um alto número de matérias jornalísticas que discutem o assunto. Neste artigo, pretende-se discutir sobre os discursos midiáticos que enunciam o bullying como um dos principais problemas da realidade educacional da atualidade e que representam um discurso impregnado por ideologias que se manifestam nas relações de poder existentes no contexto educacional e social.

Como Citar
DE ALCANTARA, Elisa Ferreira Silva. UMA ANÁLISE DOS DISCURSOS MIDIÁTICOS SOBRE BULLYING E SEUS EFEITOS NO COTIDIANO. Episteme Transversalis, [S.l.], v. 2, n. 1, aug. 2017. ISSN 2236-2649. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/episteme/article/view/45>. Acesso em: 23 nov. 2024.
Seção
EM PAUTA (Artigos em destaque)