UMA ANÁLISE DOS DISCURSOS MIDIÁTICOS SOBRE BULLYING E SEUS EFEITOS NO COTIDIANO
Resumo
Na sociedade se produz uma multiplicidade de discursos que podem ser entendidos como a variedade de formas de ver, dizer, pensar e agir, isto é, como práticas sociais atravessadas por relações de poder. Deste modo, se produz verdades ao significar certas práticas e instituir uma ordem nos discursos, selecionando aquilo que é preciso ser dito para a aplicação de um determinado poder (FOUCAULT, 2009). A escola com seus elementos pedagógicos, filosóficos, administrativos, enfim, sua prática discursiva, é um dispositivo produtor de subjetividade. Acontece que, a escola produz e é também produzida por modos de subjetivação como os discursos midiáticos que são abertos e generalizados e por isso, alcançam grande número de pessoas através de suas variadas formas como: jornal impresso, jornal on-line, sites, matérias televisivas, revistas e redes sociais de relacionamento que constituem o que neste trabalho denominamos mídia. Embora muitos temas ligados a educação apareçam com frequência nos discursos midiáticos, o tema bullying é muito recorrente e verifica-se um alto número de matérias jornalísticas que discutem o assunto. Neste artigo, pretende-se discutir sobre os discursos midiáticos que enunciam o bullying como um dos principais problemas da realidade educacional da atualidade e que representam um discurso impregnado por ideologias que se manifestam nas relações de poder existentes no contexto educacional e social.