MEMÓRIA, EDUCAÇÃO E FOLCLORE: O Pensamento de Professores eFolcloristas no Movimento Folclórico Brasileiro da Década de 1950

  • Luiza Angélica Paschoeto Guimarães UGB

Resumo

Este estudo tem por objetivo analisar os debates ocorridos na década de 1950 sobre o tema “Folclore e Educação”, a partir das discussões travadas na ocasião do “Movimento Folclórico Brasileiro”. Trata-se de um estudo descritivo, de caráter historiográfico que utilizou como fonte os documentos encontrados no acervo da Biblioteca Amadeu Amaral, disponibilizado via Internet, pelo Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular, órgão vinculado ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), assim como os periódicos “Cadernos de Folclore” e “Revista Brasileira de Folclore”, sendo este último, também encontrado no acervo do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular. As discussões que envolveram as relações entre Folclore e Educação têm início em 1936, na França, mas ganharam vulto no Brasil na década de 1950, com o Movimento Folclórico Brasileiro e estendendo-se por pelo menos mais uma década. O estudo procurou compreender através dos documentos encontrados, de que maneira os professores da época participaram dessas discussões.

Como Citar
GUIMARÃES, Luiza Angélica Paschoeto. MEMÓRIA, EDUCAÇÃO E FOLCLORE: O Pensamento de Professores eFolcloristas no Movimento Folclórico Brasileiro da Década de 1950. Episteme Transversalis, [S.l.], v. 2, n. 1, aug. 2017. ISSN 2236-2649. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/episteme/article/view/48>. Acesso em: 23 nov. 2024.
Seção
EM PAUTA (Artigos em destaque)