ESTRATIFICAÇÃO EDUCACIONAL NO BRASIL NAS ÚLTIMAS DUAS DÉCADAS

  • Paloma de Lavor Lopes UGB

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo analisar as evidências relativas à forte expansão do sistema educacional brasileiro nas últimas décadas. Visa-se, também, a realizar um breve histórico das referências teóricas sobre a estratificação educacional. Buscaremos observar se o padrão de efeito das variáveis individuais e de origem socioeconômica é declinante ao longo das transições educacionais. Para isto, utilizaremos uma variação do modelo clássico de transições escolares, um modelo de regressão logística, pois, com sua utilização é viável estudar os determinantes da escolaridade do individuo mensurando-os através de um conjunto de probabilidades condicionais de progressão escolar. Neste trabalho, utilizaremos a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio, como nosso foco é o alcance educacional no Brasil, selecionaremos apenas indivíduos com idade no intervalo entre 06 e 19 anos no momento da coleta dos dados.

Como Citar
LOPES, Paloma de Lavor. ESTRATIFICAÇÃO EDUCACIONAL NO BRASIL NAS ÚLTIMAS DUAS DÉCADAS. Episteme Transversalis, [S.l.], v. 2, n. 1, aug. 2017. ISSN 2236-2649. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/episteme/article/view/50>. Acesso em: 23 nov. 2024.
Seção
EM PAUTA (Artigos em destaque)