@article{simposio, author = {UGB FERP e Anderson Ribeiro e Bruno Myrrha e João Henrique Brandenburger}, title = { DESENVOLVIMENTO DE VIGAS BI-APOIADAS COMO PROCESSO DE ANCORAGEM PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA}, journal = {Simpósio}, number = {4}, year = {2017}, keywords = {}, abstract = {Dados de identificaçãoCurso: Engenharia Civil e MecânicaDisciplina: Isostática (4º período)Foi uma atividade lúdica interdisciplinar desenvolvida nas disciplinas de Isostática, comalunos do quarto período dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Mecânica, pertencentesao Instituto de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias – ICETE do Centro UniversitárioGeraldo Di Biase – UGB.Esse trabalho teve como foco, relacionar conceitos técnicos dedisciplinas do ciclo básico e profissionalizante, relacionando a teoria e a prática através doembasamento de uma teoria de aprendizagem.Utilizou-se a Teoria de Aprendizagem Significativa, proposta por David Joseph Ausubel, cujadefinição caracteriza que a aprendizagem de novos conhecimentos é possível a partir dainteração com os conhecimentos prévios na estrutura cognitiva do aluno. O processo deancoragem permite que o novo conceito quandointroduzido, interaja de forma substantiva a um conhecimento existente. Objetivos da açãoPrincipal Projetar e construir recursos didáticos adotando vigas Bi apoiadas como objeto de estudo,utilizando materiais básicos para seu desenvolvimento.Secundário- Mostrar que as disciplinas não são isoladas;- Aplicar os conteúdos na prática;- Integrar alunos;- Motivar os alunos;Conteúdos trabalhados}, issn = {2317-5974}, url = {https://revista.ugb.edu.br/index.php/simposio/article/view/447} }