METODOLOGIAS ATIVAS APLICADAS AO CURSO DE ARQUITETURA
Uma Análise do Uso na Prática Projetual de Arquitetura de Interiores
Resumo
Este artigo surge da necessidade dos docentes da disciplina de Projeto de Interiores, do Curso de Arquitetura e Urbanismo do UGB FERP, utilizar metodologias ativas como recurso didático pedagógico, na busca por formação crítica e reflexiva do aluno e, na reestruturação da disciplina de Projeto de Interiores. Como recorte para este artigo, adotou-se o tema Acessibilidade, nele os grupos trabalham adequação e reforma de um apartamento, para atender cliente portador de necessidades motoras. Os suportes teóricos e referenciais adotados para a execução do exercício se apoiam em normas técnicas, vivência acessível como metodologia ativa, aprendizagem através de problemas além, de aulas expositivas e mediação dos professores como orientadores dos projetos. Esta abordagem é relevante para o contexto do docente contemporâneo, pois uma das principais questões relacionadas à atuação do professor universitário, gira em torno da relação entre ensino e aprendizagem e, os tipos de metodologias utilizadas em sala de aula. Trata-se da comprovação da eficácia dos métodos aplicados nas práticas pedagógicas.