METODOLOGIAS ATIVAS APLICADAS AO CURSO DE ARQUITETURA

Uma Análise do Uso na Prática Projetual de Arquitetura de Interiores

  • Laura Jane Lopes Barbosa
  • Ana Cristina Soares Alves
  • Gisele Lacerda Lima
  • Luiza Angélica Paschoeto Guimarães

Resumo

Este artigo surge da necessidade dos docentes da disciplina de Projeto de Interiores, do Curso de Arquitetura e Urbanismo do UGB FERP, utilizar metodologias ativas como recurso didático pedagógico, na busca por formação crítica e reflexiva do aluno e, na reestruturação da disciplina de Projeto de Interiores. Como recorte para este artigo, adotou-se o tema Acessibilidade, nele os grupos trabalham adequação e reforma de um apartamento, para atender cliente portador de necessidades motoras. Os suportes teóricos e referenciais adotados para a execução do exercício se apoiam em normas técnicas, vivência acessível como metodologia ativa, aprendizagem através de problemas além, de aulas expositivas e mediação dos professores como orientadores dos projetos. Esta abordagem é relevante para o contexto do docente contemporâneo, pois uma das principais questões relacionadas à atuação do professor universitário, gira em torno da relação entre ensino e aprendizagem e, os tipos de metodologias utilizadas em sala de aula. Trata-se da comprovação da eficácia dos métodos aplicados nas práticas pedagógicas.

Como Citar
BARBOSA, Laura Jane Lopes et al. METODOLOGIAS ATIVAS APLICADAS AO CURSO DE ARQUITETURA. Simpósio, [S.l.], n. 7, feb. 2019. ISSN 2317-5974. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/simposio/article/view/1274>. Acesso em: 23 nov. 2024.