“QUE HISTÓRIA É ESSA?”
O Ensino de História e as Novas Metodologias
Resumo
Nos últimos anos o rápido desenvolvimento e acesso à tecnologia mudou a forma como nos portamos e agimos em sociedade, tendo reflexos em vários setores, dentre eles, a Educação. Os recursos áudio visuais e a informática passaram a exigir capacidades diferentes na forma de ensino e a Educação brasileira precisou acompanhar esse desenvolvimento propondo novas metodologias para o ensino de História no currículo base. Sabe se que essa realidade tem se transformado a passos lentos, porém muitos profissionais já buscam aplicar em suas aulas novos métodos de ensino. Em relação ao ensino de História, a grande dificuldade é transformar o conhecimento histórico em algo mais significativo para a geração ligada a tecnologia, com diferentes ritmos de aprendizagem. Nesse viés, torna se relevante conhecer a prática dos profissionais de História e as novas exigências ao trabalho do professor diante das novas tecnologias e seus desafios na vida escolar. A presente pesquisa é produto do Programa de Iniciação Científica – PIC 2018 UGB e teve por objetivos, através do trabalho de campo, levantar e analisar dados acerca da utilização de novas metodologias pelos professores de História da cidade de Volta Redonda, atuantes no Ensino Fundamental (2° etapa) e Médio, das redes pública e particular. Foram entrevistados um total de 33 professores de História e a partir dos dados coletados pode se verificar as dificuldades e empecilhos enfrentados pelos mesmos no uso das novas tecnologias no ensino de História. A pesquisa de campo possibilitou aos alunos-pesquisadores o contato com o dia a dia do profissional de História que utiliza novas metodologias no ensino em sua prática.