POTENCIAL UTILIZAÇÃO DE VÍRUS MODIFICADOS GENETICAMENTE PELO CRISPR/CAS9 NO COMBATE AO CÂNCER DE PÂNCREAS EM ESTÁGIO DE METÁSTASE

  • Clariane Soares Elpídio Centro Universitário Geraldo Di Biase
  • Lidiane de Fátima de Oliveira Souza Centro Universitário Geraldo Di Biase
  • Leonardo de Figueiredo Vilela

Resumo

O câncer é caracterizado pelo crescimento desordenado de células anormais podendo ou não invadir órgãos e tecidos adjacentes, como ocorre nos casos de metástase. Se tratando do câncer pancreático, o prognóstico geralmente é ruim, visto que tal órgão se relaciona intimamente com vasos sanguíneos e órgãos vizinhos, além de ser diagnosticado tardiamente na maioria dos casos, assim tendo como única opção os tratamentos paliativos. Visto a necessidade de novos tratamentos, este trabalho visa verificar o potencial da associação entre os mecanismos inovadores de edição genética CRISPR/Cas9 e viroterapia, sendo utilizadas no tratamento do câncer de pâncreas em estágio de metástase.

Como Citar
ELPÍDIO, Clariane Soares; DE OLIVEIRA SOUZA, Lidiane de Fátima; VILELA, Leonardo de Figueiredo. POTENCIAL UTILIZAÇÃO DE VÍRUS MODIFICADOS GENETICAMENTE PELO CRISPR/CAS9 NO COMBATE AO CÂNCER DE PÂNCREAS EM ESTÁGIO DE METÁSTASE. Simpósio, [S.l.], n. 12, p. 1, feb. 2024. ISSN 2317-5974. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/simposio/article/view/3057>. Acesso em: 23 nov. 2024.