O USO DO PODCAST COMO FERRAMENTA TECNOLÓGICA EDUCACIONAL
Resumo
O presente relato de prática pedagógica busca apresentar o estudo realizado por meio da utilização de podcasts como ferramenta educacional. A proposta dessa ação tem a pretensão de desenvolver a capacidade de criação de conteúdos, extremamente significativos, por meios tecnológicos no ambiente educacional, bem como incluir na rotina dos estudantes de Pedagogia a tecnologia e suas ferramentas e plataformas como suporte ao trabalho e prática docente no ambiente escolar. A plataforma de podcasts, por meio do áudio/audiovisual, se mostra como um promissor e grande recurso nos ambientes educativos, atuando como suporte ao desenvolver amplas habilidades necessárias ao estudante e profissional do século XXI, como a oralidade, interpretação e comunicação. Ao implementar o recurso tecnológico do Podcast como produto da prática educacional, serão encontrados desafios, tanto por educadores como por educandos, alguns deles descritos nesse relato, como também a ainda atual resistência às ferramentas tecnológicas como meios educacionais e seu manuseio. Entretanto, é necessário destacar que tal metodologia se torna inovadora quando aliada à boas propostas que abrangem os campos sociais, filosóficos e educacionais, criando-se uma esfera de ensino atrativa e que engloba o contexto do aluno. Difundir o Podcast como meio de exposição de conhecimentos nos ambientes de ensino e expor tal plataforma como facilitadora de atividades pedagógicas é necessário no curso de formação de professores e pedagogos, uma vez que a formação para o contexto educacional atualmente tem se modificado constantemente em seus campos tecnológicos, além de articular a vivência dos alunos fora dos muros da escola com a produção e construção de conhecimento que ocorre nas escolas. Produzir um Podcast, tendo esse meio como ferramenta tecnológica e educativa e apresentar os Podcasts produzidos, trouxe a identificação dessa solução como meio de veiculação do conhecimento e o olhar de que tecnologia é para todos e que, através da comunicação na educação, todos se aproximam de saberes e experiências.