HUMOR NA MÍDIA E SEUS POSSÍVEIS ELEMENTOS DE ESTIGMATIZAÇÃO E DISCRIMINAÇÃO À POPULAÇÃO LGBTQIAP+

  • Cristian Silva Tavares de Moura Centro Universitário Geraldo Di Biase
  • Camila Miranda de Amorim Resende Centro Universitário Geraldo Di Biase

Resumo

O presente estudo teve por objetivo analisar a forma como corpos que transgridem a cisheteronormatividade são representados pela mídia de massa. Para atingir essa finalidade, foi escolhida a metodologia qualitativa, através de natureza exploratória por via da pesquisa documental de episódios da “Escolinha do Professor Raimundo” — com destaque para o personagem “Seu Peru” — no programa original, de 1990 a 1995, reeditado no início dos anos 2000, e no programa da Nova Geração, com novos atores, exibido entre 2015 a 2020. Foi discutido como os elementos ditos femininos foram utilizados não para ressignificar o seu uso em homens, mas para servir de vexaçãopor meio do estereótipo. O comportamento caricaturado como estereótipo também foi analisado como tendo sido utilizado para reforçar corpos não cisheteronormativos como excêntricos. Finalizando o estudo, foi observado que o humor presente no objeto estudado traduz, de modo deformado, as possibilidades de vivência da população LGBTQIAP+ em uma performance limitada, estereotipada e fomentada a partir do reforço do preconceito do imaginário popular. Deste modo, é importante olhar para a subjetividade produzida a partir de programas como esse, em especial por ter tido periodicidade diária e ser, até os dias de hoje, um referencial de humor no país.

Como Citar
TAVARES DE MOURA, Cristian Silva; DE AMORIM RESENDE, Camila Miranda. HUMOR NA MÍDIA E SEUS POSSÍVEIS ELEMENTOS DE ESTIGMATIZAÇÃO E DISCRIMINAÇÃO À POPULAÇÃO LGBTQIAP+. Simpósio, [S.l.], n. 12, p. 6, feb. 2024. ISSN 2317-5974. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/simposio/article/view/3113>. Acesso em: 23 nov. 2024.