ENSINO JURÍDICO NO BRASIL: QUESTÕES TÉCNICAS E PRÁTICASPARA UMA FORMAÇÃO ADEQUADA

  • Bábara Barbosa Fernandes Centro Universitário Geraldo Di Biase
  • João Paulo Guimarães de Oliveira Centro Universitário Geraldo Di Biase

Resumo

O presente resumo teve como objeto a verificação das vulnerabilidades do ensino jurídico no Brasil, para que haja a efetiva preparação do bacharel para mercado de trabalho. A questão proposta é: existem falhas? Se positivo, em qual etapa? Pode-se falar em precariedade do ensino em razão do achatamento das grades? Tal achatamento decorre da desobservância das instituições de ensino ao programa mínimo de ensino ou da falta de compromisso do órgão regulador, do Ministério da Educação e da Ordem dos Advogados? Certo é, que a diminuição do conteúdo programático, o qual compõe a base da ciência jurídica, impede a excelência dos cursos, autorizando, a cada dia, a degradação do ensino, no despreparo básico do próprio aluno ingressante no curso de Direito. Certo que o mercado de trabalho exige, a cada dia mais, um profissional capaz de lidar com as mais diversas habilidades, que infelizmente as instituições não proporcionam, ou não conseguem proporcionar, tampouco são fiscalizadas, formando milhares de bacharéis, sem qualquer preparo para o Exame de Ordem, concursos públicos e para o mercado de trabalho.

Como Citar
BARBOSA FERNANDES, Bábara; GUIMARÃES DE OLIVEIRA, João Paulo. ENSINO JURÍDICO NO BRASIL: QUESTÕES TÉCNICAS E PRÁTICASPARA UMA FORMAÇÃO ADEQUADA. Simpósio, [S.l.], n. 12, p. 6, mar. 2024. ISSN 2317-5974. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/simposio/article/view/3155>. Acesso em: 23 nov. 2024.