O CLUBE PALMARES: um breve histórico de resistência étnicoracial frente à negação de direitos e garantias fundamentais da população preta no município de Volta Redonda

  • Regina Coeli da Silveira Centro Universitário Geraldo Di Biase
  • Carla Cristina Silva Almeida Centro Universitário Geraldo Di Biase
  • Beatriz dos Santos Dias de Castro Moreira Centro Universitário Geraldo Di Biase

Resumo

A pesquisa tem por objetivo analisar e valorizar a atuação do Clube Palmares frente à temática étnico-racial, divulgando na seara acadêmica as principais ações antirracistas promovidas pela associação que se perpetuam até os dias atuais. Os motivos pelos quais o clube foi criado, bem como as dificuldades encontradas pelos fundadores durante o processo de fundação e afirmação da associação se confunde a tantas outras histórias de resistência afrodescendente espalhadas por todo o Brasil e em Volta Redonda. Os resultados da pesquisa demonstram a resistência dessa comunidade negra em Volta Redonda que se entrelaçam com a história do clube e da cidade.

Como Citar
COELI DA SILVEIRA, Regina; CRISTINA SILVA ALMEIDA, Carla; DOS SANTOS DIAS DE CASTRO MOREIRA, Beatriz. O CLUBE PALMARES: um breve histórico de resistência étnicoracial frente à negação de direitos e garantias fundamentais da população preta no município de Volta Redonda. Simpósio, [S.l.], n. 12, p. 6, mar. 2024. ISSN 2317-5974. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/simposio/article/view/3157>. Acesso em: 12 dec. 2024.