A INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO SUPERIOR E NO MERCADO DE TRABALHO

  • Jéssica Faustino de Freitas Centro Universitário Geraldo Di Biase
  • Conceição Aparecida Fernandes Lima Paniz Centro Universitário Geraldo Di Biase
  • Natália Oliveira da Silva Centro Universitário Geraldo Di Biase

Resumo

A inclusão da pessoa com deficiência visual nas universidades não se resume apenas ao acesso físico aos espaços e recursos, mas também envolve a criação de um ambiente inclusivo, acolhedor e livre de preconceitos. Isso implica na promoção de uma cultura inclusiva, onde todos os estudantes tenham suas habilidades valorizadas e suas dificuldades minimizadas. A presença do deficiente visual nas universidades traz benefícios para toda a comunidade acadêmica. A diversidade de perspectivas enriquece o ambiente de aprendizagem, estimula a criatividade e promove o desenvolvimento de habilidades sociais e ambientais. Além disso, a inclusão educacional contribui para a formação de profissionais mais preparados para lidar com a diversidade e para construir uma sociedade mais justa e igualitária. O trabalho visa explorar os desafios enfrentados por essas pessoas e as estratégias que podem ser adotadas para promover sua inclusão no ambiente escolar, o objetivo é contribuir para a conscientização e promoção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária para todos

Como Citar
FAUSTINO DE FREITAS, Jéssica; APARECIDA FERNANDES LIMA PANIZ, Conceição; OLIVEIRA DA SILVA, Natália. A INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO SUPERIOR E NO MERCADO DE TRABALHO. Simpósio, [S.l.], n. 12, p. 1, mar. 2024. ISSN 2317-5974. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/simposio/article/view/3207>. Acesso em: 23 nov. 2024.