IGREJA: SUBSTANTIVO FEMININO. A ATUAÇÃO DAS MULHERES DA DIOCESE DE BARRA DO PIRAÍ/VOLTA REDONDA NA CONSTRUÇÃO DO CENTENÁRIO DIOCESANO EM 2022

  • Larissa Goulart da Costa Centro Universitário Geraldo Di Biase
  • Thainara da Silva Rabelo Centro Universitário Geraldo Di Biase
  • Hugo Leonardo Pereira Borba Centro Universitário Geraldo Di Biase

Resumo

Este artigo tem como finalidade retratar a atuação das mulheres da Diocese de Barra do Piraí - Volta Redonda, não apenas na luta pela Igreja, mas também por mudanças sociais. Analisaremos o protagonismo feminino no espaço diocesano, o qual se intensificou após o Concílio Vaticano II e a chegada de Dom Waldyr e das CEBs, culminando no centenário da Diocese em 2022. Enquanto a Igreja atual comandada pelo Papa Francisco discute no Sínodo a participação de leigos e leigas, a ocupação de mulheres em cargos de poder e a inclusão feminina, a Igreja no Sul Fluminense já discutia esses assuntos nos anos 70, transformando não só a Igreja, mas sobretudo a sociedade. Nosso objetivo é resgatar a história e a memória daquelas que contribuem diariamente para a construção de uma Igreja mais inclusiva.

Como Citar
GOULART DA COSTA, Larissa; DA SILVA RABELO, Thainara; LEONARDO PEREIRA BORBA, Hugo. IGREJA: SUBSTANTIVO FEMININO. A ATUAÇÃO DAS MULHERES DA DIOCESE DE BARRA DO PIRAÍ/VOLTA REDONDA NA CONSTRUÇÃO DO CENTENÁRIO DIOCESANO EM 2022. Simpósio, [S.l.], n. 12, p. 1, mar. 2024. ISSN 2317-5974. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/simposio/article/view/3211>. Acesso em: 23 nov. 2024.