EXAMES DE TIPAGEM SANGUÍNEA E FATOR RH COMO INSTRUMENTO PARA SE TRABALHAR CONTEÚDOS DO PROGRAMA CURRICULAR DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO
Resumo
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Curso: Ciências Biológicas – 3º ano/5º período – alunos do Projeto PIBID
Disciplina: Genética
OBJETIVOS DA AÇÃO
Despertar a criatividade nos alunos para desenvolverem ideias e metodologias que visem à solução de problemas de falta de interesse e dificuldades de aprendizagem na disciplina de ciências biológicas no ensino médio. Capacitar os alunos a escolher e elaborar atividades práticas com vistas a complementarem e enriquecerem o conteúdo das aulas teóricas do ensino de ciências. Explorar a utilização de uma prática laboratorial simples como um recurso didático para a compreensão dos fenômenos básicos com respeito à ação da genética na seleção dos tipos e dos fatores sanguíneos.
CONTEÚDOS TRABALHADOS
Protocolos para a realização de exames de sangue com fins didáticos. Mecanismos de hereditariedade em genética que selecionam o tipo sanguíneo (genética do sistema ABO e do fator Rh), a reação de aglutinação e a relação entre antígenos e anticorpos.