O ENSINO DO GÊNERO TEXTUAL ARGUMENTAÇÃO:

Entre o discurso e o texto escrito

  • Alexandre Batista da Silva UGB

Resumo

A escola tem despendido muito esforço para o ensino da redação do gênero dissertativo-argumentativo como resposta à demanda social imposta pelas modalidades de acesso dos estudantes da Educação Básica ao nível superior. Entretanto, apesar da vasta produção científica sobre o tema, o ensino desse gênero textual vem sendo constituído de estratégias automatizadas de produção de textos em série, sem que o processo de construção da argumentação seja experimentado efetivamente pelos estudantes. O resultado dessa metodologia de ensino tem sido textos autossuficientes em relação à composição estrutural, padronizados, mas tematicamente pouco relacionados à discussão maior do assunto abordado, com o qual o texto deveria estar em franco diálogo

Como Citar
DA SILVA, Alexandre Batista. O ENSINO DO GÊNERO TEXTUAL ARGUMENTAÇÃO:. Simpósio, [S.l.], n. 13, may 2025. ISSN 2317-5974. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/simposio/article/view/3481>. Acesso em: 01 july 2025.