A INFLUÊNCIA DA MARCA NO PROCESSO DE DECISÃO DE COMPRA DOS CONSUMIDORES
Resumo
A marca pode tornar-se sinônima de confiabilidade, quando esta passa a ser identificada pelo
consumidor como uma referência de qualidade, de durabilidade, de resistência, de status e de
garantia para a clientela do produto ou serviço. Por isso, as empresas atuais realizam um
grande esforço para manter a imagem da marca sempre positiva perante aos seus
stakeholders, pois sabem que este ativo estratégico (a marca) pode ser um diferencial
considerável no momento da decisão de compra. Desta forma, o presente artigo tem como
objetivo verificar qual a influência da marca na decisão de compra dos consumidores,
demonstrando qual a importância do valor da marca para o consumidor e quais aspectos são
importantes para que ele venha adquirir determinada marca. Neste sentido, foi realizada uma
pesquisa exploratória por meio de questionário semiestruturado contendo perguntas objetivas
e discursivas com alunos dos cursos de Pós - Graduação do Centro Universitário Geraldo Di
Biase – UGB, campus Volta Redonda, para identificar como a marca da instituição
influenciou o processo de decisão de compra destes alunos e, também, para identificar qual é
a imagem da marca UGB na mente dos consumidores. Como resultado da pesquisa, observouse
que a marca da instituição encontra-se consolidada no estado do Rio de Janeiro e exerce
influência diferenciada sobre o consumidor quando em sua decisão de escolha, pelo fato de
haver criado uma identidade associada à qualidade e desempenho.